sexta-feira

Semana à Campeão


Tenho 2 grandes objectivos a nível de provas em 2018. Um por semestre … para o primeiro semestre o grande objectivo é concluir os Caminhos do Tejo em meados de Junho. Mais para o final do ano quero bater o meu recorde pessoal na Maratona do Porto.
Voltando as baterias para os Caminhos do Tejo a ideia é fazer muitos km, dar carga a este meu físico invejável J. Em Março embora tenha conseguido um volume mensal já interessante não cheguei aos almejados 300km. Mas em Abril de certeza que iria conseguir … mas começou mal.
Quando nos inscrevemos neste tipo de desafios é com meses de antecedência … e delineamos um plano – quer dizer, no meu caso mais ou menos … ok … não faço planos a não ser que durante os meses antes quero aumentar o volume de corrida. Só. Ponto. E sempre na base que a nossa vida extra corrida (Surpresa!!! Existe vida para além da corrida) vai ser perfeita e nos dar o tempo livre e as condições ideais para nos dedicarmos a perseguir o nosso objectivo. O resto é manter a motivação em alta e já está. Fácil não é? Não é (Supresa!!!! … hoje tou para isto das surpresas).
No meu caso a coisa anda complicada … o tempo escasseia mesmo muito desde há umas valentes semanas (desde inicio de Fevereiro talvez) … entre trabalho, família, amigos, mudança de casa e a organização dos Trilhos dos Pernetas (um gajo tem a put@ da mania de se meter em tudo) ainda arranjar tempo para correr mais a sério (e escrevinhar neste cantinho) é super complicado. Quando queremos arranjamos sempre um tempinho – é verdade, mas é preciso ter a motivação muito em alta, vencer um cansaço (muitas vezes extremo) e também esta merda desta chuva e frio que nos assola há uns quase dois anos seguidos (pelo menos é assim que o sinto J) não ajuda nada em motivar a sair de casa.
Mas começo a ver uma luz ao fundo do túnel … espero que não seja um comboio em sentido contrário J … depois de uma primeira semana de Abril com apenas 2 treinos (nem 30km) e de 5 dias com muitos imprevistos que não me deixaram correr, veio uma viagem de trabalho ao norte da Alemanha. Escusado dizer que ¾ da mala de viagem era com roupa de corrida. Ainda por cima a previsão do tempo dizia que iria estar seco e em alguns dias as temperaturas poderiam chegar aos 20 graus … e isto com os dias longos J … vou treinar todos os dias!!!
E assim foi …. 
Na 2ª feira cheguei ao Hotel já passava da 20h … ainda apanhei a luz de fim de dia e atirei-me à periferia do aeroporto de Hannover como um animal. Decidi na hora fazer séries … 8x800m2 a 4min/km com 400m de intervalo entre cada uma … ao fim da 2ª já quase não conseguia respirar, a 3ª foi feita com o coração a saltar da boca e a 4ª quase a desfalecer de tal forma que tive que parar uns bons 2 ou 3 minutos para conseguir respirar. Não dá para fazer mais nenhuma, ainda morro ou pior, ainda faleço por aqui J … mas voltei a correr, sempre num ritmo acelerado tendo feito os últimos 6km abaixo dos 4,30min/km. Foram apenas 4 series de 800, mas essas foram bem feitas.


Na 3ª feira, em Heide (perto de Hamburgo) já apanhei frio (5 graus) e um vento fortíssimo. Chegamos aos Hotel eram 19h e tinha combinado jantar às 20h .. avisei que iria chegar às 20.15h e com as pernas pesadas pus-me a caminho. O que era para ser um treininho descontraído de recuperação (até começou assim) transformou-se numa corrida bastante ritmada e de força, pq havia zonas onde a luta contra o vento era titânica, tal como quando apanhava vento de costas tinha que fazer força para não levantar voo. 
Na 4ª feira já um pouco a sul de Bremen, ficamos num sitio idílico. Bad Zwischenhahn (cuidado para não dar um nó na língua) J … zona de termas com um grande lago. Chegamos por volta das 18h com jantar marcado para as 20h … céu azul e uns 15º graus … perfeito J … o que era para ser novamente um treino descontraído de no máximo 10km (as pernas estavam feitas num oito) transformou-se num treino à descoberta do lago, floresta, trilhos, campos … adoro isto … e foram 13km com os últimos 6 sempre a abrir entre 4,15 e 4,30min/km. 




E chegamos a 5ª feira … de regresso ao mesmo Hotel junto ao aeroporto de Hannover. Cheguei cedo, 17h30. Estou sozinho e por minha conta sem compromissos para a noite. O tempo está excelente, primaveril … 20 graus, um pouco de vento … mas não apetece nada … doi-me tanto as pernas que nem consigo caminhar em condições quanto mais correr. Mas equipo-me … quero fazer nem que seja uma corrida de recuperação. Saio do Hotel e as primeiras centenas de metros custam e não é pouco … depois começo a rolar normalmente e para minha supresa até me sinto bastante bem. De simples corrida de recuperação começo a pensar em fazer uns 12km. Saio à descoberta … não conheço a zona e corro em direcção a uns campos … “vou correr 6km e dou a volta”. Campos e mais campos, rectas intermináveis … “e se fizesse 15km? Vou dar a volta aos 7km e depois dou mais uma voltinha ao aeroporto e completo os 15km”. Treino solitário, nem vivalma … aos 6km vejo uma placa a indicar uma torre panorâmica … ??? … isto aqui é tudo plano? O que há para ver de cima … um single track ao lado de um riacho a penetrar bem no fundo de uma floresta … isto é música para os meus ouvidos e um bálsamo para as minhas pernas … sigaaa … 2km de um trilho bem bonito, mas sempre plano … ali está a dita torre, em madeira … subo e vou apreciar as vistas … para terreno plano não está mal J … 8km … vou regressar … no caminho de volta penso … “giro giro era fazeres 20km” … quando volto ao ponto de partida do trilho com quase 10km em vez de virar à direita para “casa” decido virar à esquerda e ir até ao fim daquela estrada … faço o retorno com praticamente 11,5km ao entrar num aldeia … e faço o regresso pelo mesmo caminho embora me apeteça explorar outros caminhos que vi. Já são muitos km nas pernas, está a ficar de noite, não tenho frontal, nem água nem nada que se coma comigo, nem dinheiro … afinal tinha saído para uma corrida de recuperação e estava a fazer 20km. Os últimos 2km já me custaram bastante … quando cheguei ao Hotel ainda me sentei uns bons 5min num banco do jardim em frente, cansado mas feliz … engraçado … acho que estou de volta aquela fase de correr o que me apetece, decidir na hora o que fazer e começo a ter pernas para isso… e é tão bom.







Novas companheiras ... 






Agora vou aqui sentado no avião, novamente com as pernas bem doridas a pensar que hoje, de volta a Portugal, devo ter tempo para fazer a tal corrida de recuperação de ontem. Será? Quando começar logo se vê J
E no domingo há Quintal dos Pernetas … um treininho longo no menu, menos longo do que gostaria, mas há um almoço de aniversário de uma amiga, e não sei se sabem, mas há vida além da corrida (SURPRESAAAA!!! J)
NOTA: se tudo correr como planeado devo chegar aos 90km esta semana. E assim os 300km para este mês voltam a ser possíveis J

Mas de onde veio isto???



8 comentários:

  1. 90 numa semana! Ganda Carlos!

    Que excelente semana de treinos! E com uma bela legião de fãs :)

    Que tudo continue assim como te sabe bem

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :( .. foram só 89,6 .. :) bem bom.
      Obrigado João.
      Aquele abraço

      Excluir
  2. Se dúvidas houvesse... Agora é certo: ganda maluco!

    Acho mesmo incrível como é que alguém consegue treinar tanto, sobretudo, porque é nesse espírito de "ah e tal vou só ali esticar as pernas...", e depois fazes treinos de 20km como se nada fosse!

    Acho que só mostra que estás, de facto, em boa forma, mesmo sem teres um plano XPTO.

    E gosto sempre de ver as tuas fotos, as paisagens e os amigos que fazes pelo caminho :) Ah! E a última foto tinha muito bom ar :D

    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ... não estou não, a sério. Estou a melhorar, mas ainda estou um bocado longe do que considero boa forma para mim. Tenho uma base boa, que me permite estas pequenas "loucuras" que comparando com alguns que conheço são brincadeiras de criança. Depende do ponto de vista de quem lê ... por isso é que digo, cada macaco no seu galho :)
      Tenho a "sorte" de viajar muito e a "coragem" de me por à descoberta dos locais por onde vou passando. Daí as fotos e de vez em quando fazer amizades como estas, neste caso fofinhas.
      Boas corridas!!1

      Excluir
  3. Tarado! Eu (e o cumprimento religioso das distâncias e ritmos estipulados pelo plano) estou a tremer de nervos a ler este post. Por outro lado, que inveja! Porra, e essas fotos das comidas... este homem é o mais apurado "bom vivant" do running!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devia haver um prémio para isso ... era a forma de eu um dia ter oportunidade de ganhar alguma coisa na corrida :P
      Abraço

      Excluir
  4. Pumba! Perneta's back!! Não imaginas a inveja que tenho de poderes correr em sitios novos a toda a hora. Penso uma data de vezes que gostava de fazer disso a minha vida: correr em sitios novos e escrever sobre isso. Sim...eu sei que estás lá a trabalhar, mas mesmo assim tenho inveja! eheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que era uma vidinha daquelas ;) ... é mesmo, é trabalho, mas o dia tem 24h e há sempre (ou quase sempre) a possibilidade de encaixar-mos uma corridita no programa.
      Grande Abraço e força aí pelas Madeiras

      Excluir