terça-feira

A caminho de Lousada - parte 3



E num piscar de olhos chegamos à semana que antecede o dia de uma das grandes provas que tenho previsto para 2018. Fodaice, ainda ontem estávamos a entrar no ano e tinha quase 3 meses para treinar e agora o relógio já bate a um ritmo imparável fazendo-me lembrar a cada tic e cada tac  o que não consegui treinar - estou a brincar, não treinei o que devia, longe disso, mas isso também não me tira o sono.
Deixa para lá … até ao final da semana que passou não me preocupei nadinha de nada. Com o aproximar do grande dia os pensamentos na empreitada já andam por aqui , sem grandes exageros e sem me deixar stressar muito (por enquanto). 
Já fiz esta prova uma vez e sei o que me espera (eu sei, é um testamento ... mas são 100km porra) … aliás, como registo as minhas aventuras neste tasco, tenho por hábito reler antes de embarcar novamente. E fi-lo este fim-de-semana … lembro-me de muita coisa, também de algumas sensações que tive na altura mas ao ler de novo “vivi” a minha prova novamente e quase integralmente. Sofri muito na altura entre os 30 e 80km … os problemas começaram muito cedo e são muitas horas na luta para continuar na luta (gostaram desta chalaça, luta para continuar na luta? ... fodaice, sou mesmo bom nisto, e a a correr também) J … mas tive a ajuda de amigos, uns que já conhecia e outros que fiz ali, na hora. Foi uma jornada longa e difícil mas com final feliz. E é isso que vai voltar a acontecer no próximo domingo.
A minha maior preocupação vai para o tempo que irá fazer … eu preciso muito de me distrair em provas longas. Nas montanhas e serras distraio-me com a natureza, tiro fotos, aprecio os pormenores por onde vou passando …. nestas provas em circuito o foco é nas pessoas, nos companheiros de luta, na malta dos abastecimentos e no pessoal que vem assistir – e se estiver a chover e frio não vamos ter grande parte dessas pessoas ali – os sorrisos, os incentivos, os bitaites não vão existir como eu gostaria que existissem. Vamos a ver … as previsões não são as melhores mas também não são as piores …
a chuva fraca durante a manhã está a estragar a coisa....
Na semana passada não me poupei muito … continuo na base dos 4 a 5 treinos semanais com ca.60km no total. Houve treinos mais rápidos, houve treinos mais focados em fazer D+ e acabou com um belíssimo treino ontem pelo percurso dos 18km dos Trilhos dos Pernetas.
11km de ritmo por terras de Santa Maria da Feira

já começo a dar um ar da minha graça nos treinos 

16,5km por Matosinhos e Porto 

entre outros subi e desci a Av.Boavista todinha, inclusivamente dei a volta à Rotunda


Uns valentes km diversificados por aí (Fiães, Caldas, Lobão, Sanguedo)

Passadiços do Uíma


  escadaria do S.Bartolomeu 

cá está o S.Bartolomeu ... não pude tirar foto de frente pq estava lá um carro estacionado, todo embaciado e a mexer-se sozinho ... tive medo ;) 

isto é que é rapidez, até desfoca a fotografia e tudo ... 

Trilhos dos Pernetas - percurso dos 18km


O dia estava magnifico, frio mas não demasiado, solzinho e umas cores lindas, tantos verdes diferentes, o musgo nas árvores ... eu sou suspeito, mas os Trilhos dos Pernetas tem zonas lindissimas ... se puderem vir dia 1 de Maio, não percam a oportunidade ... vai valer a pena ..









Esta semana também não será de grandes poupanças … até 4ª feira vou andar novamente pelos trilhos em Canedo para fecharmos os percursos que faltam – tem que ser, o dia 1 de Maio aproxima-se e há trabalho por fazer.
Depois no sábado vou todo o dia para o Marão, dar uma ajudinha a uma malta amiga na organização do UTM. Seremos 10 Pernetas distribuídos por abastecimentos – se vão participar nesta prova rezem para não vos calhar um abastecimento Perneta J
E domingo lá estarei firme e hirto com o primeiro objectivo de acabar a minha 4ª prova de 3 dígitos e se possível baixar o meu tempo aos 100km, nem que seja por 15 minutos J J J 

8 comentários:

  1. Admiro-te muito pelo que vais fazer! É preciso um misto de coragem e loucura, que nem todos têm :) Tenho a certeza que vai correr bem, que te vais divertir muito e que vais ter muitas histórias para vir aqui contar!

    Boa semana e boa prova :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que não é assim tão complicado e a prova é que eu consigo ... é preciso é querer e fazer por isso. Tb tenho a certeza que me vou dvertir e ter muitas histórias para contar, se vou concluir não sei mas estou confiante e tb tenho a certeza que vou sofrer mas faz parte. Obrigado :)

      Excluir
  2. Muita força para domingo!!! Estamos contigo!

    Foram uns bons treinos. Esses 3.54 são exactamente o meu record num quilómetro e ia-me matando todo para o conseguir fazer (numa série)

    Fiquei intrigado foi com essa do carro embaciado e a mexer-se sozinho. O que seria? estaria assombrado?!? :)

    Grande abraço e não estragues nada para domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João!!! Em relação à história do carro ainda estive para ir ver mais de perto, mas medricas como sou, achei melhor deixar o carro sozinho na dele ;)
      Abraço

      P.S. Até domingo ainda há muito para fazer (ontem foram 15km com 600 D+, hoje devem ser 12km com 400 D+ e se tudo correr bem lá pelo nosso quintal posso finalmente "descansar" um pouco para domingo) ... isto de organizar um evento não permite preparar a coisa como deve ser mas pronto ... é como é ;)

      Excluir
    2. Há uns anos fomos passar o fim de ano ali a casa de um amigo, para os lados de Castelo de Neiva.
      Ali, para os lados da foz do Neiva, no dia de Ano Novo também aconteceu o que relatas, mas aí eram uns 10 ou 12, nem contámos porque ficámos muito apreensivos e tivemos que fugir.
      Ainda deu para ver uns quantos mais escondidos no pinhal logo ao lado...medoooooo

      PS: tic tac...

      Excluir
    3. O que eu acho admirável é este texto ser tão rico em corridas, locais bonitos, véspera de um desafio enorme e importante , e os meus fiéis seguidores não ligarem nada a isso e apenas se focarem na história do carro assombrado ... hmmmmm ... dá que pensar ...

      Mas eu diria ... "quem nunca embaciou uns vidros do carro que atire a primeira pedra" :P

      Abraço

      Excluir
  3. Que bom aspecto tem o percurso da pernetada! É já pra semana? Caraças, força nisso! Gostei muito do teu texto do ano passado, vá lá ver que quero a minha dose de epicidade semanal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem catita ;) Já foi ... vais ter um texto longo, mas só de 60km ;)
      Abraço

      Excluir