segunda-feira

São Silvestre do Porto 2016 - um fechar de Ano perfeito


Fechei o meu Ano de Ouro nestas andanças de corredor de pelotão ontem na S.Silvestre do Porto. É uma das minhas provas preferidas e só irei faltar mesmo se não puder por algum motivo de força maior – comecei a participar em 2010 (um ano de depois de ter começado a correr) e nunca mais faltei à chamada.
Gosto do Porto iluminado vestido para o Natal, gosto da imensidão de gente nas ruas, seja os que vão participar na corrida e na caminhada, seja os que estão ali para assistir ou que simplesmente andam a passear por um Porto cada vez mais na moda (ainda não sei se isto é bom, mas essas são contas para outro rosário) e gosto do percurso duro que uma cidade como o Porto “oferece”, devido ás inclinações mas igualmente ao piso em muitas das partes percorridas. Gosto igualmente do modo descontraído como a maior parte das pessoas encara esta prova – é para a festa carago!!! E esta é a festa da corrida para toda a família e amigos, e para mim corresponde sempre ao finalizar de época (sim, para mim as épocas de corrida são de Janeiro a Dezembro). 
Este ano voltei a levar os meus pais comigo – o Sr.Zacarias e a D.Teresa já vão pelo 4º ano consecutivo à caminhada de S.Silvestre – eu acho que eles vão vigiar o filho mais velho, com medo que ele se perca J mas este ano tive mais família presente … foi a estreia do meu primo Pedro em provas de estrada e da esposa Bárbara que aceitou o desafio de participar na caminhada. A juntar a isto “apenas” uns trinta e tal do CAL … espectáculo J
familia Cardoso a caminho .... concentrados .. é pra ganhar

Como manda a tradição, fomos cedo para o convívio … as horas passam a voar. A partida este ano foi mais tarde do que o habitual … 20h … eu gosto mais assim, a S.Silvestre tem piada é de noite, e assim tivemos já o Porto iluminado não só durante a prova mas igualmente nas horas que a antecederam. Tanta gente conhecida, todos embebidos do mesmo espirito … maravilha!!!
Presidente e Vice-Presidente (ai não sabiam? Desde 6ª feira passada .. por isso, respeitinho, é bonito e eu gosto)

ora cá estão os Cardoso's todos numa foto ... ok, e o Américo a fazer número ;) ... espera aí??? O gajo está de bigode???

eiiii ... de onde é que apareceu este cromo??? ... ó moço, isto não mete bicicletas :P 

"tás a ver aquela subida ali pró Marquês??? ... eu tb não!!!" 

"estamos aqui" ... "aqui onde" ... "aqui no Porto" ... ó valha-me Deus :) 

HELP!!! Tirem-me daqui ... esta malta não bate bem ...

não acredito ... quem é que anda a por um bigode ao gajo nas fotografias???

Depois da SS de Ovar da noite anterior, estava naturalmente com as pernas desfeitas o que não dava para grandes aventuras. O plano era desfrutar da prova sem exagerar e “espalhar magia” pelas ruas do Porto J. Mas levava comigo uma missão “secreta” … queria puxar o meu primo Pedro durante a prova, com o intuito dele baixar os 50min aos 10km. Ele não sabia de nada desta minha intenção – corremos juntos quase todas as semanas, e os 50min tem sido assim o limite actual dele o que não é nada mau para quem começou há pouco tempo e não se dedica à corrida. Eu tinha a certeza que ele era capaz (já o tinha feito no limite num treino), mas também sabia que a S.Silvestre do Porto além de dura, não é fácil devido à imensidão de gente que não deixa correr nos primeiros km. Mas também sei que ele é um lutador e não se deixa a abater facilmente.




Esta é a prova do Pedro, relatada por mim … como eu a senti …
Encurralados a meio do bloco de partida A estava uma boa parte do CAL … como sempre, bem dispostos. Fui eu que os levei atrás de mim, para nos encostar-mos ao lado direito … gosto de fugir à confusão no centro do pelotão ... atrás de mim o meu primo … “Pedro, vamos juntos … cuidado com estes ferros, não exageres ao inicio, blá, blá, blá”  … e puuuummmm … tiro de partida e nada, nem um passinho J tudo normal portanto J ca.1 minuto depois estávamos a passar a linha de partida a trote, o que não é nada mau (disseram-me que entre o primeiro e o último a passar a linha foram ca. 9 minutos … se é verdade é impressionante e dá para ter uma ideia do mar de gente que esteve ontem a correr pelas ruas do Porto).



Este ano o percurso foi diferente, não subimos a mítica Sá da Bandeira por estar em obras, mas desengane-se quem achar que era mais fácil … subimos na mesma ao Marquês e voltamos a descer até à Avenida dos Aliados, com muita ondulação pelo meio J como sempre quase não se corre ao inicio, pelo menos não como se quer … passamos S.Bento ainda a trote e só quando se começa a subir para a Sé é que se consegue aumentar o ritmo … eu forço um pouco a subida e olhando por cima do ombro vejo o meu primo a responder … boa … as subidas ao Castelo da Feira fazem efeito J … aos 2km, mesmo a subir a média já vai muito perto dos 5min/km … bem bom … eu sei que se o conseguir fazer chegar ao Marquês perto dessa média, que depois virão os planos e as descidas para recuperar e até ganhar margem em relação ao objectivo (ao meu, para ele … que ele não sabe J) … antes do Marquês a coisa inclina um bocadinho mais e começamos a perder um bocadinho de gás … “controla a respiração” …”vais bem?” … “como estão essas pernas” …. “vamos, é só mais um bocadinho” … chegamos ao Marquês com 5,06min/km de média …. e começam as descidas intercaladas por partes planas … vou olhando para o Pedro e parece-me bem, solto, a respiração ofegante das subidas parece ter estabilizado … as repostas às minhas perguntas confirmam isso mesmo. Acelero um pouco mais nas descidas …chegamos a andar a 4,15-4,20min/km (ele não sabe, não tem relógio GPS) … o gajo entusiasma-se com o público que aplaude e acelera  e eu travo-lhe a mota “calma, que ainda falta muito…” “deixa ir esses gajos, faz a tua prova” … e assim chegamos ao retorno junto à Boavista … faltam 2,5km sensivelmente, a média baixou para 4,47min/km … assim ainda vai dar para os 48min, quem sabe 47min … já se nota um bocadinho de cansaço no moço, mas ele vai lá nem que seja ao empurrão J …. “vais muito bem, aguenta” … as subidas antes de entrar no Tunel de Ceuta dão-lhe uma coça daquelas … “agora não desistes, falta pouco … começou a luta … anda, anda” … ele luta heroicamente (é assim que o conheço, pode estar a morrer mas vai) … o ritmo baixa um pouco, mas nada que comprometa uma grande marca para ele (mas ele não sabe, e eu não lhe digo nada J) …. chegamos à entrada do Tunel de Ceuta … “aproveita a descida, solta o máximo que puderes e tenta estabilizar o máximo a respiração…” … eu sei que chateia naquela altura, já passei por isso, apetece “matar” o gajo que vai ali a mandar bitaites quando estamos a “morrer” … mas eu sei que ele nesta fase não tem forças para me bater J … fazemos a parte a descer e plana do túnel a grande velocidade …



.... agora vem a parte critica … a rampa de saída do túnel, com uns 200m é de matar para quem vem a dar o máximo … “não olhes para cima, olha para o chão … vamos, tá quase…” … ele obedece … bem mandado o moço J … chegados cá acima, dou-lhe uma pancada nas costas e digo “boa … tá feito” … mas não está, sei bem o que custa a recta da meta, a subir a Avenida dos Aliados, mas não lhe digo nada … muito público como sempre, mas pareceram-me mais caladitos que o habitual … já muitas vezes me “carregaram” nesta parte final e hoje parecem-me apáticos … “anda Pedro, ainda tens força? Vamos baixar os 49min… “ … ele ainda consegue acelerar um bocadinho … noto uma enorme satisfação na cara dele, até está emocionado (certo Pedro? … como é que eu sei? Ó moço … já ando nisto há uns anitos J) … na recta da meta ainda lhe dou um empurrão nas costas … tempo para um abraço sentido. Feito J … no meu relógio 49,03min para 10,36km (4,43min/km de média – aos 10km isto dá qualquer coisa como 47,10min). Oficialmente 49 líquidos certinhos!!! Em grande!!!!


Fiquei muito feliz por ele, notava-se mesmo a satisfação na cara do Pedro. É também para isto que corremos, para sentir exactamente isto quando cortamos a meta, seja em 30min, 40, 50 ou 1h30min.

O Pedro não é apenas meu primo, o Pedro é meu amigo de verdade, daqueles poucos que sabem tudo (ou quase) que nos vai na alma. A vida colocou-nos alguns obstáculos no caminho que soubemos ultrapassar em conjunto e posso dizer que ele (e a família dele) é uma espécie de porto de abrigo que eu tenho, e que nos tempos difíceis têm estado sempre ao meu lado – até demais. Fica aqui o meu muito obrigado a ti e à Bárbara pelo que têm feito por mim. É tb por isto, que ver-te assim feliz no fim da prova me deixou tão igualmente satisfeito – foi a forma perfeita de correr esta S.Silvestre, lado a lado contigo. Muito obrigado por tudo, e vamos à luta, na corrida e na vida J … e agora acaba aqui a lamechice … agora vou continuar a deitar-te abaixo, e a “gozar” contigo sempre que puder J
Não temos foto final juntos ... esqueci-me de tirar .. por isso fica aqui esta, num dos nossos treininhos por Santa Maria da Feira, depois de mais uma conquista do castelo...


Hmmm ... que raio ... outra vez de bigode???

Um bocadinho de convívio com uma malta conhecida no fim, encontrar a famelga e voltar para casa. Os meus pais adoraram, mais uma vez - espero que continuem a ter saúde para voltar ano após ano - eu acho que o meu pai com uns treininhos ainda era menino para fazer os 10km a correr . Pronto, mais uma SS do Porto, mais uma festa concluída com sucesso. Uma forma perfeita de fechar o que foi um Ano de Ouro para mim J
Familia Cardoso a caminho da casa depois da empreitada ...

Para o ano cá estaremos para a minha 8ª S.S. do Porto consecutiva!!!

10 comentários:

  1. Fogo...quase que não chorava. Nós é que temos sorte por fazeres parte da nossa família.
    Bárbara

    ResponderExcluir
  2. Lindo artigo de amizade e cumplicidade transpostas para a corrida!
    Um grande Muitos Parabéns ao Pedro pelo sub50!!!

    Gostava de um dia fazer essa corrida, e hei-de fazê-la!
    Deve ser uma experiência única!

    E mais uma vez se provou que há uma lei que limita o vencedor ao nome Rui. Foi o 10º ano consecutivo! Seja um Pedro Silva, só Silva ou Teixeira, 10 anos consecutivos de "ditadura" Rui no 1º lugar! :)

    Um grande abraço e... ufa!, que ano de corridas que tu terminaste!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e eu acho que o Pedro agradece :)
      Tens que vir cá ... vale a pena para desfrutar. E essa dos Rui's é engraçada ... bem, já tou a ver que não tenho hipótese de ganhar a S.Silvestre ;)
      Abraço

      Excluir
  3. Muito bom. E biba a festa :)
    Que lebre de luxo. É por estes momentos que corremos. Quase que adivinho que estavas mais feliz que o teu primo. Sabe muito bem. E já agora deixo também os parabéns pelo voo em Ovar. Grande RP. Tal era a pressa para ir comer pão de ló :p abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais feliz não deveria estar, ele estava mesmo eufórico (por dentro).
      E obrigado, deve ter sido mesmo pelo pão de ló :)
      Abraço

      Excluir
  4. Andámos ali bem perto uns dos outros. Eu também por lá estive. Fiz 46.53´. Foi a estreia na SS do Porto e prometo não falhar para o ano. Abraços e parabéns pela crónica. Foi perfeita.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado .. e parabéns pela tua prova. Foi bonito, não foi? Vicia :)
    Obrigado pela visita e pelo comentário
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Uma outra forma de "bater recordes". ;) E igualmente bom.
    Beijinhos e feliz Natal! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igualmente boa, tens razão :)
      Obrigado, um Bom Natal para ti tb.
      Beijinhos

      Excluir