segunda-feira

Objectivo sub 1h30 - 9ª semana de preparação


Depois do Trail de Pampilhosa, á noite no regresso a casa ia a pensar com os meus botões “estou impecável, as pernas não me doem…descanso amanhã e 2ª ataco com força”. A confiança era tanta que combinei logo um treino de series para 3ª feira com o Badolas e o Pedro Lino. Pois, pois…domingo acordei bem, mas mais à tarde as dores nas pernas (especialmente a parte da frente das coxas) começaram a aparecer – na 2ª de manhã parecia que tinha duas pedras em vez de coxas….”isto tá bonito….tudo o que queria evitar era andar uns dias empenado e perder ritmo”…escusado dizer que não treinei…não consegui sair de casa nem para fazer uma corridinha de recuperação. 3ª feira de manhã, já melhor mas longe de bem, envio uma sms aos meus compinchas a avisar que nada de treino de series – a resposta deles foi de alivio, afinal estavam igual (ou pior?)…mesmo assim treinamos. Andei até 6ª feira lixado das pernas – tive que ir “comprar” motivação para fazer o plano mas consegui – foi uma semana em cheio, que me colocou a confiança em cima:

- 2ª feira – descanso (forçado)

- 3ª feira – 15km de Fartlek com o Badolas e o Pedro Lino – não foram series (adiei para 5ª feira), mas foi um treino puxado (4,59min/km), com o Bónus de ter andado a 2,55min/km (apenas 100m).

- 4ª feira – 11km descontraídos (5,14min/km), onde me doía tudo J

- 5ª feira -  11,1km mais ritmado (4,59min/km) – voltei a adiar as series – não estava bem

- 6ª feira – 16,1 km com 8x800 a 3,40-3,45min/km – já não havia hipótese de adiar novamente o treino de series – embora não estivesse com vontade, comecei a treinar – se não fizesse as 8 previstas fazia 3, ou 4…depois faço 6, depois quem faz 6 faz 8 e fiz…custou muito, mas valeu muito a pena, não só pelo treino em si, mas pela injecção de moral que deu.

- Sábado – embora me sentisse relativamente bem, optei por descansar…afinal no dia seguinte era dia de longo.

- Domingo – 30km de longo com o Gil Correia…fui para Cortegaça para apanhar uma zona plana…fizemos Cortegaça, Maceda, Furadouro até Ovar e regresso…+/- 200m de desnível acumulado (nada de especial)…..média 4,48min/km…muito bom não é? Acho que nunca fiz um treino ou prova tão longa tão rápido. Foi sempre em crescendo, viramos aos 15 com ca.5min/km e a segunda parte foi bem mais rápida, principalmente os últimos 6/7km onde chegamos a baixar muitas vezes os 4,30min/km. Senti as pernas cansadas no fim, talvez fizesse mais alguns (poucos) kms, mas não seria dia para finalizar uma Maratona. Também é normal, depois de uma semana tão difícil e dura. Ter uma “lebre” como o Gil é que é um luxo J

No total deu ca.83km, dentro do plano – faltam agora apenas 3 semanas. Esta semana prevê 5 a 6 treinos, mas menos km (ca.60-65km) – não haverá longo, mas series e um último teste no fim de semana, em que terei de correr 10km entre 41 e 42 minutos. Começou a fase de redução de km semanais.

10 comentários:

  1. Quando se inicia a fase de redução de treinos, é quando aumenta a ansiedade :)

    Força. Tu vais conseguir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para já ainda não estou ansioso, isso só vai acontecer na última semana, nos últimos 2 ou 3 dias...pelo menos é o que acontece sempre.
      Obrigado e aquele Abraço.

      Excluir
  2. Não há quem te pare...

    ResponderExcluir
  3. Metes uma prova de trail a meio de um plano de treinos para a Maratona, queres o quê? :P Mas estas coisas só te vão tornar mais forte. Boa continuação!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sniff...amuei :(...eu, forte? Até pensei que estava a ficar magrinho....sniff
      Beijinhos

      Excluir
  4. De vez em quando já se sabe que as pernas se queixam um bocadinho mas eu acho que estás em grande rumo à sub 1h30. Novo recorde avizinha-se :)
    Beijinhos e força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sinal que o treino fez efeito :)
      Tu tb vais bater o teu recorde da Maratona, de certeza :D
      Beijinhos

      Excluir
  5. Pela minha experiência quando se faz uma prova em que nos "partimos" todos o pior dia é o segundo!
    Eu que já não tenho forma nenhuma quando fazia provas de trail era empeno para uma semana!
    Claro que quem possa treinar em terrenos bem acidentados não fica tanto assim.
    Uma solução tinha sido planificares essa prova num fim de um ciclo de 3 semanas treinos de modo teres a semana da recuperação a seguir ao trail e assim tinhas tempo para recuperar. Mas nem sempre é fácil encaixar o treino com o calendário.
    Mas não é esse empeno que te vai prejudicar a preparação!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confirmo...o pior dia é o segundo. O problema é que eu meti nesta cabeça, que este trail era fácil, sem grandes desníveis, que o ia fazer sempre a correr...no fundo ia fazer um treino ritmado (quase) normal....não sei onde vi isso, mas foi isso que aconteceu...enfim.
      Em todo o caso, além do empeno de uns dias não fez mossa....já testei a velocidade e está tudo no lugar onde deve estar :)
      Abraço

      Excluir