segunda-feira

Maratona de Paris - 11º semana de preparação

Todos os planos de treino para a Maratona dizem que nas duas últimas semanas devemos reduzir os treinos, a chamada entrada na fase do “Tapering”, para acumular as energias necessárias que nos permitam atingir o objectivo proposto. Todos? Não….existe um plano de treinos na pequena aldeola de Canedo que resiste a este fenómeno…..o meu.
Na semana que passou, estive de domingo a 4ª feira na Suiça, onde apanhei puro inverno com neve (muita) e frio (algum) – não é só em Portugal que a Primavera teima em não chegar. Isto não me impediu de treinar….
2ª – descanso
3ª – Treino bi-diário (que luxo) – 8km de manhãzinha + 15 kms ao fim da tarde por uns montes cheios de neve – sim, no resto da europa a primavera tb ainda não chegou.
4ª – 7kms de manhãzinha pelos mesmos montes do dia anterior
5ª e 6ª – descanso
 
Sábado – 15kms – Free Run do Castelo
 
Domingos – 5kms corrida de recuperação no tapete
 
 
No total deu pouco mais de 50kms, o que de facto é uma redução em relação às semanas anteriores, mas não tanto como deveria ser. Bem para ser uma semana igual às outras faltou o treino longo de fim de semana.
Pronto, está feito, foram 11 semanas de preparação que correram muito bem – esta semana sim, vou reduzir bastante até domingo, em kms e ritmos. Das 4 Maratonas que preparei até à data, esta foi de longe a preparação que menos me custou, facto que se deve a eu não me ter colocado nenhum objectivo de tempo, apenas chegar ao fim. Não treinei menos por causa disso, mas sempre sem stress….tive a sorte de não me lesionar, não ficar doente…acho que estou preparado e só no dia é que vou decidir o que vou tentar fazer – excluído está eu tentar baixar o meu recorde – fora de questão – como tenho vindo a referir, esta Maratona é para “curtir”, viver a festa por dentro, admirar a cidade de Paris e celebrar com os muitos atletas e público que certamente estarão mais uma vez presente….depois no Porto em Novembro logo veremos se estarei com disposição para “sofrer” ou não.
 
 
5ª feira de manhã embarcamos rumo à cidade luz – um grupinho de 8 pessoas, 6 atletas e 2 roadies para manter ordem no grupo. Olhando ao pessoal, a diversão está garantida – 5 dos corredores já fizeram pelo menos 1 Maratona, o outro é o Pedro Lino que vai ter uma estreia em grande – treinou muito bem e não tenho dúvidas que será mais um Maratonista do CAL a partir de domingo ao inicio da tarde. Vamos ter quase 3 dias para conhecer um pouco a cidade antes de embarcarmos nos 42,195m de aventura.
Só um senão, estava previsto a minha Inês e a Maria irem comigo desta vez…. infelizmente afazeres profissionais da Inês não o permitem. Terá que ficar para a próxima. 
O meu lema como sempre será “O sofrimento é temporal, a Glória é eterna”…..vou levar a minha bandeira de Portugal, para ser desfraldada na chegada à Meta!!!
Até um dia destes e boas corridas!

10 comentários:

  1. Toda a sorte do mundo para todos! Fico a aguardar (boas) notícias!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Boa viagem Carlos! Uma boa estadia e uma excelente prova.
    Sobretudo que se divirtam todos muito. Eu vou ficar aqui em Lisboa a roer-me de inveja =P
    Tou a brincar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa, vamos fazer por isso. Beijinhos.

      Excluir
  3. Carlos, diverte-te por Paris e que a prova corra bem.
    Fizeste uma boa preparação, por isso só tens de estar otimista.
    Esse desfraldar da bandeira é capaz de ser emotivo.
    Ficamos a aguardar boas notícias.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor. A história da Bandeira começou na Maratona de Madrid no ano passado, o que era para ser uma brincadeira acabou por ser uma motivação extra e uma ajuda nos últimos kms - desde dessa altura, sempre que existe uma prova especial levo-a comigo.
      Abraço e boas corridas

      Excluir
  4. Muito bem! A preparação está feita, e que preparação! Treinos bi-diários e tudo! Vai lá vai!
    Espero um relato daqueles, épico de sofrimento(pouco) e satisfação(muita)!

    Boa sorte para a prova e divirtam-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luis, algum sofrimento vai ter que ser, se não não tem piada.
      Abraço

      Excluir
  5. Boa sorte para a Maratona e desfruta o máximo da prova!

    Abraço

    ResponderExcluir