terça-feira

Rumo a Sevilha - últimos episódios

 


Tic, tac, tic, tac … entrei na última semana antes do grande dia. Domingo por volta da hora do almoҫo já saberei como correu, se consegui atingir o meu objectivo, esse objectivo para o qual me esforcei mesmo muito.


“Treinar com pernas pesadas”

Depois daquele longo de 30km a ritmo da Maratona a confianҫa voltou em alta. Na 2ª feira seguinte as pernas estavam uma lástima e 3ª feira era dia de series longas de 3km (x3) ... parti com as pernas muito pesadas e com dúvidas se iria conseguir ... facto é que fiz todas dentro do ritmo previsto (3,49m/km de média) ... muito cansado mas feliz da vida. 

Os treinos com as pernas pesadas foram uma constante nestes últimos tempos ... destaco mais um de séries na 6ª feira a seguir, agora das curtas, 20x60s com 90s de intervalos... a média deu 3,29m/km ... ah e tal, 1m é curtinho ... é verdade, as primeiras 6, 8 ... vá as 10 primeiras fazem-se bem ... e depois? Cum cralhes, a partir das 14, 15 só me apetece morrer ... há intervalos de 90s em que tenho mesmo que caminhar um pouco para recuperar ... faz parte.


“Ca Puta de estouro”

Nesse domingo, duas semanas antes da Maratona, o plano dizia “treino dificil” ... e perguntam vocês “e o que é isso de treino dificil”? Vá, perguntem ... eu explico ... neste caso era um longo de 30km, com os primeiros 10km abaixo dos 40min, 1km a trote, 9km abaixo de 4min/km, 1 km a trote, 8km abaixo de 4min/km e 2km a trote. O Mister tinha-me pedido foco neste treino, embora tb me tivesse dito que provavelmente não iria conseguir por causa do cansaҫo acumulado. Não consegui ir no domingo por falta de tempo mas 2ª feira lá estava eu a estacionar em Esmoriz. Para poder gerir água e gel a ideia era ir e voltar ao carro entre as partes rápidas para abastecer.

Comecei rápido e senti-me bastante solto, 5km em direcҫão a Cortegaҫa e chegando a Maceda dei a volta. O regresso ao carro tb correu bem embora já se fizesse sentir o cansaҫo nos últimos km. Fiz 39,37min em 10km ... acho que já não baixava os 40min aos 10km há anos. Parei no carro para beber e meter um gel ... 1minuto talvez ... e arranquei para o km a trote antes de ir para a 2ª serie, agora de 9km. A paragem fez-me mal, suava em bica (estavam 23 graus) e sentia-me sem energia. Mesmo assim ataquei com convicҫão ... foi muito complicado aguentar um ritmo perto dos 4min/km .. forcei até à viragem dos 4,5km com a esperanҫa que a coisa melhorasse na volta mas não aconteceu ... o regresso ao carro foi de uma violencia extrema ... o ritmo baixou muito, dei o melhor que pude mas as pernas pura e simplesmente não andaram ... média 4,17m/km nos 9km ...

No carro tive que parar mesmo, enviei msg ao Mister ... não dava para fazer os 8km que faltam ... estava todo partido, sem energia ... depois de uma pausa de largos minutos, ter hidratado bem e tomado um gel ganhei coragem para tentar o tiro dos 8km ... foi sol de pouca dura, nem 1 km aguentei o ritmo ... não dava mesmo ... fiz mais uns km a trote e arrastei-me até ao carro. 26km, 4,2 e poucos no total de ritmo médio ...

já nem me lembrava de ter feito um sub40min
 ... sentia-me mal com isto, derrotado ... no caminho para casa liguei com o Mister, tentamos encontrar justificaҫões ... o calor teve certamente influência, o cansaҫo dos treinos também, o facto de andar stressado do trabalho e de nesse dia me ter levantado às 5h da manhã para uma reunião com a direcҫão da empresa para a qual trabalho de certeza que tb influenciou esta prestaҫão sofrivel. “Vamos ter que tirar isso a limpo” disse o Mister ... alterou-me o plano semanal ... 4ª feira 10x1km ao ritmo de 10km. ...



“Tirar teimas”

Na 4ª feira, fim da tarde lá estava eu novamente no local do crime. Queria que fosse no mesmo sitio onde tinha estourado. Estava tempo impecável para correr, estava fresco, sem estar frio. Perfeito. 10min de aquecimento e siga para o primerio tiro de 1km ... saiu bem, sempre levezinho ... recuperaҫões de 3min sem passar os 5min/km ... tauuu, 2º tiro de 1km ... novamente bem ... e assim foi, um a seguir ao outro, uns um pouco mais rápidos que os outros conforme o terreno subia ou descia, mas sem grandes diferenҫas. A média dos 10km que fiz em séries deu 3,49m/km ... e cheguei ao fim bastante bem, com quase 20km feitos e uma média total pouco acima dos 4,20m/km. Confianҫa reposta 😉

na 7a serie em vez de carregar em "lap" desliguei o treino ... enfim :)


“Finalmente o treino com o Paulinho”

Há coisas do diabo. Ando para combinar um treino com o Paulinho há meses, se não mesmo há mais de um ano. Já tivemos vários marcados, mas aconteceu sempre alguma coisa que o impediu ... lesões, imprevistos de trabalho. Incrivel. Mas foi na 5ª feira passada que nos conseguimos juntar para 1h de a colocar a conversa em dia num treino “rolante” ... para um moҫo que tem 2h31 à Maratona é mais caminhar 😉 ... o Paulinho tb vai a Sevilha, tb anda a dar no duro ... é evidente que é de outro campeonato, mas cada um ao seu nivel temos um objectivo muito ambicioso para dia 20/2 em Sevilha ...  espero que ambos o consigam.



“Último longo – que saudades”

O último longo prescrito dizia “21km soft” ... no sábado mensagem no grupo dos Pernetas a convidar a malta. Domingo de manhã, tempo de chuva e muito vento junto às praias e lá ia um grupinho de Pernetas em amena cavaqueira de Espinho a Gaia e voltava. Que saudades eu tinha destes treinos ... já lá vão meses a treinar, a maior parte das vezes sozinho, especialmente nos longos onde o objectivo de cumprir determinados ritmos impedia de organizar este tipo de treinos em conjunto. Foram muitos meses (primeiro para a Maratona do Porto e depois para Sevilha) de treinos muito individuais, salvo muito raras excepҫões. Depois da Maratona de Sevilha vou precisar de uma pausa, sem objectivos de corrida para me divertir a correr com os amigos 😊



Tá feito ... esta semana resume-se a 3 ou 4 treinos de corrida ligeira e alongamentos. Ainda tenho umas seriezitas só para manter o corpo alerta. Toca a carregar baterias para domingo. Ahhh ... e ainda vou na 3ª feira ao Rui para desempenar alguma coisita que esteja empenada e ainda tenha conserto nesta sucata velha e enferrujada que é o meu corpo 😉

6ª feira depois de almoҫo seguimos viagem nas calmas para Sevilha ... eu, a Pikinita, o velhinho do Nuno Lima para correr. A Teresa e o Flávio para acompanhar e apoiar. No sábado junta-se a nós o Luis Lobo e filhotes.  Vão lá estar ainda o Luis Trigo, João Sousa, o Paulinho e muitos outros amigos tb ... é capaz de ser a Maratona estrangeira mais portuguesa de todas ... vai ser uma festa. Agora é não fazer grandes asneiras e esperar que no domingo tenho um dia bom ... bem ou mal, o trabalho está feito e agora é ir buscar aquilo para o qual muito me esforcei ... obrigado a todos que me apoiaram nesta jornada, a próxima publicaҫão por aqui vai comeҫar com uma foto da medalha de finisher da Maratona de Sevilha, se possivel gravada com 2:59:59 😉.

TIC TAC TIC TAC

5 comentários:

  1. Não tenho comentado por aqui, mas tenho seguido o teu esforço nos treinos ☺️
    Vou estar aqui para ver essa medalha que é mais que merecida!
    Vai com tudo rapaz 🙏

    ResponderExcluir
  2. A preparação para uma Maratona é uma montanha russa de emoções, confianças abaladas, confianças no máximo, etc.
    Tudo para o grande dia que, estou certo, irá ser inesquecível!
    O trabalho duro está feito, agora... desfruta!
    Muita força! Estou contigo!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos fazer por isso :) ... obrigado. Grande Abraco

      Excluir
  3. Força perneta. Vai com tudo e não te esqueças do relógio ;)
    Grande abraço

    ResponderExcluir