quarta-feira

Motivações para correr - by Perneta


Sabem há quanto tempo eu não corria 300km ou mais num mês? Desde Outubro 2018!!! É mesmo muito tempo.

Em Janeiro voltei a fazê-lo … as cruzinhas vermelhas foram os dias em que corri, as azuis em que fiz algum tipo de reforço muscular (pesos, pilates ou afins) – como podem ver, foram muito poucos os dias em que não fiz absolutamente nada. Voltaram os treinos longos todos os fins-de-semana – se me dissessem em fim de Dezembro que ia conseguir fazer isto tudo em Janeiro eu diria que não era possível, por ainda me ressentir da lesão, por andar a medo, por estar numa fase em que preciso de fazer muita ginástica para esticar o meu tempo e porque já não tinha rotina de treino quase diário.

Mas felizmente a minha vida corredora deu uma volta de 180 graus, em menos de um mês consegui criar essa rotina e sinto-me a ganhar forma o que só por si já é uma motivação. O segredo está em criar rotina e para isso existem alguns truques que me ajudaram e ajudam:

Arranjar um objectivo difícil

No meu caso é a PT281 – continuo sem saber bem no que me meti – quando penso que é equivalente à distância de Porto-Lisboa, ou os km todos deste Janeiro em 2 dias e meio … safoda … 7 meses pareciam muito mas passam num ápice … aliás 1 já foi. Um objectivo difícil (seja distância, um rp, etc) “obriga-nos” a treinar mais pois não há milagres. Por outro lado tenho a sorte de não estar sozinho nesta aventura, mesmo não treinando juntos à semana vou falando com o Nuno Lima, vamos acompanhando à distância os treinos um do outro e assim motiva-nos a ir, nenhum quer ficar para trás J




Acompanhamento de treino

É uma novidade desde o início do ano. Já o queria experimentar há algum tempo e foi agora. Estou a ser orientado por um amigo com muita experiência de corrida e que orienta/treina alguns dos melhores atletas nacionais de trail. Ter uma espécie de plano de treinos semanal a cumprir, ter que dar contas do que fizeste e deixaste de fazer, dá aquele empurrão que muitas vezes preciso para sair de casa, levantar mais cedo ou encaixar um treino num intervalo qualquer. Acreditem que funciona, pelo menos comigo. Quanto aos resultados, vamos ver … posso não parecer, mas até sou um gajo aplicado J

uma "obrigação" ajuda a sair numa madrugada fria para ir correr … há que cumprir minimamente o plano  .. neste dia estavam 4 graus negativos



Treinos em conjunto

Marcar treinos com amigos ou ir a grupos de treinos é uma enorme ajuda – cria compromisso e as corridinhas tornam-se mais fáceis e muitas vezes ajudam-te a evoluir – foi com pessoas mais rápidas que eu vi que também conseguia andar mais rápido. Eu tenho a sorte da minha cara-metade tb correr – os nossos horários não são muito compatíveis mas conseguimos correr 1 ou 2 vezes juntos por semana. Tento sempre arranjar companhia para os treinos longos ao fim de semana. Se não houvesse compromisso, quando o despertador toca às 6h30 ao domingo, é bem provável que algumas vezes não saísse da cama, ou saísse mais tarde encurtando o tempo de treino. Apenas os treinos mais específicos, planeados e desenhados para mim é que faço mesmo questão de fazer sozinho.


10km

10km

20km

30km

Reforço muscular/alongamentos

O meu calcanhar de Aquiles. Não gosto. Ponto. Mas sei que é necessário. Arranjei uma solução que tem funcionado ou pelo menos me tem obrigado a fazê-lo. Estou inscrito num ginásio, mas inscrevi também as minhas meninas – as 3 J  arranjei um ginásio que tem aulas 4x por semana para as crianças – assim enquanto a mais nova vai para as aulas, eu e a mais velha vamos fazendo umas maquinas … são 40min de treino que nunca na vida faria “sozinho”. E a Pikinita, que gosta de ir ao Pilates, lá me consegue puxar uma vez ou outra a participar numa aula. Como podem constatar … truques J

a mai nova já gosta de ir ao tapete

a malta que se diverte comigo no Pilates :)

E por falar nisso há uma infinidade de pequenas artimanhas que uso durante os treinos, como me premiar com algo (normalmente envolve comida, um bolo, ir ao Hambúrguer, etc) se fizer uma determinada média/distância/rampa ou pura e simplesmente tentar baixar aquele segundo por km quando o treino está quase a acabar, o fazer mais um km do que previsto no fim de um treino, o aumentar o ritmo enquanto dura uma determinada música que vou a ouvir, o subir uma rampa que me aparece pelo caminho como se não houvesse amanhã ou como na semana passada na Holanda quando fiz 25km no último domingo e vi que me faltavam 60km para chegar aos 300km em Janeiro – em 5 dias não parece difícil, mas com os treinos duros, as pernas cansadas, as muitas horas de trabalho foi tudo menos fácil – mas consegui  e fiquei super satisfeito – vale o que vale, muita gente não entenderá mas é algo muito meu … motivou-me e não tenho qualquer dúvida que não o teria feito de outra forma. Truques :)


umas sapatilhas novas podem motivar, pelo menos enquanto estão novas … depois de 3 pares em que andei a experimentar outras marcas e modelos voltei às Nimbus … não podia ter feito melhor, foi uma asneira muito grande ter trocado de modelos - vamos aprendendo com os erros

Já agora, Fevereiro começou em grande J J J


9 comentários:

  1. Definitivamente de volta! E parece que 2020 é o ano das mudanças a nível de treino. Vai ser bom acompanhar a tua evolução e regresso à grande forma! Bora lá manter o nível, Fevereiro = menos dias, mais km!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que sim. Também estou curioso para ver onde consigo chegar … Fevereiro começou bem ;)
      Abraço

      Excluir
  2. Que felicidade ler um artigo assim com tudo a correr que nem uma maravilha! Que esta onda não pare e vá sempre aumentando até "aquela" distância 😊 Muita força e tudo de bom. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb já merecia ;) … obrigado!!! Aquele abraço

      Excluir
  3. Claro que mereces. Força
    Sabe bem ler estes posts.
    Um abraço
    IC

    ResponderExcluir
  4. Revejo-me em algumas das estratégias que usas:
    - Definir um objetivo ambicioso com meio ano de antecedência
    - Entregar o Planeamento de treino a alguém de modo a confiar no processo, aumentar o comprometimento e a reduzir as vezes em que usamos a desculpa do "não tive tempo"
    - Fazer "Check" na tarefa planeada
    - Arranjar companhia para fazer o trabalho de ginásio :)

    E passo a passo, vamos aumentando os kms semanais, melhorando a forma, e reduzindo a probabilidade de lesões!

    Keep Going!

    Abraço
    Pedro Viana
    https://andaviana.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Acredita que é muito bom ler este tipo de postas!

    Curiosamente, ou não, as coisas sempre correram (sim, é intencional) melhor comigo quanto tive um acompanhamento externo pois além de uma maior conhecimento técnico não andamos tão ao sabor dos apetites.

    O que não tem mal, tudo depende é do que nos propomos.

    Adiante, tenho, ainda, as Nimbus 20 e posso indicar que são, até agora as melhores sapatilhas que tenho ou tive.

    Só noto um desgaste algo prematuro, na minha opinião, de parte da sola (as 20 têm parte numa borracha mais mole).

    Entretanto(s) comprei num impulso umas Mizuno Wave Rider 23 (a ver se esqueço a má impressão das Inspire de há uns anos...) também porque já notava um decréscimo de amortecimento tanto nas Nimbus 20 como nas Cumulus 19 (não sei porquê, estou cada vez mais magro).

    Um Grande Fevereiro (sim, tem mais 1 dia!)

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    Que aplicadinho tu estás :)

    Muito bem, continua assim com juízo que tudo vai correr bem e vais ser muito feliz nesses 300km. ;)
    Que loucura. :D

    Beijinhos para ti e a Pikinita :)


    Lígia

    ResponderExcluir
  7. Concordo contigo, devemos sempre ter objetivos em mente, é a melhor forma de estarmos sempre motivados!

    ResponderExcluir