segunda-feira

Ganda treino


Este texto começou a ser escrito vai fazer quase duas semanas. Entretanto já estive uma semana na Suíça em trabalho e ajudei a organizar os Trilhos do Marco dos 4 Concelhos, etapa do Circuito de Trail de Santa Maria da Feira em Canedo organizada pelos Pernetas - mas isso fica para segundas núpcias.

Hoje quero registar aqui um treininho que fiz e que me soube pela vida. Como sabem, vou algumas vezes correr junto das margens do Douro no Porto e Gaia à noite. Umas vezes mais pelas marginais bastante planas e outras aproveitando os desníveis brutais de subidas e descidas das colinas e pontes que ligam as duas margens. E há assim um ou outro percurso que se vai repetindo com ligeiras nuances. E foi um desses habitués que eu fiz.

Sempre fiz este percurso com companhia, na maior parte das vezes num grupo de várias pessoas e sempre em ritmo descontraído e na conversa. Desta vez seria diferente … 

Vinha a conduzir, com o saco do equipamento no carro … não me apetece muito correr, choveu o dia todo, está frio e desagradável … começo a pensar no que falta esta semana, em que dias posso treinar para ver se arranjo uma alternativa mas não está fácil, diria que está impossível … vai ter mesmo que ser … eram perto das 21h quando me equipei no carro e saí para a rua … tirando uma senhora num carro estacionado entretida a olhar para o telemóvel nem vivalma … a explicação era fácil … ali a menos de 1km estava a jogar o "meu" FCP a tentar despachar a Roma.

Vamos lá começar isto …pelo menos agora não chove …  ainda estava a dar os primeiros passos e dei comigo a pensar … será que consegues dar esta volta com uma média abaixo dos 5min/km? Não deve ser nada fácil mas podemos tentar… foi o suficiente para me motivar …



Saída do lado do Porto, do Freixo para a Ponte D.Luís, subir a Corticeira para a Ponte do Infante (1) … fodaice, a média já vai em 5,15m/km ... passar para o lado de Gaia a tentar meter ar nos pulmões, descendo pelos morros até quase ao rio conseguindo baixar para os 5min/km. Depois é voltar a subir até ao tabuleiro de cima da ponte D.Luis (2) onde chego novamente bem acima do pretendido - 5,14m/km. Atravesso o jardim do Morro a forçar para descer novamente até à tabuleiro inferior da Ponte D.Luís onde chego com 5,04m/km.

Depois são alguns km bem conhecidos de quem corre a Maratona do Porto … da zona da meia maratona até à Ponte Arrábida, muito planinho onde tento um ritmo mais alto mas constante e finalmente consigo baixar ligeiramente os 5m/km já a chegar à Ponte da Arrábida - mas é preciso a atacar uma subida daquelas para conquista-la (3) - não é nada fácil, pois a subida começa a inclinar cada vez mais á medida que vamos avançando e ficando sem ar … como se não bastasse ainda tens que vencer uma escadaria e a parte final é uma picada em trilho de terra onde quase bates com o nariz no chão - pelo menos parece. Voltei a estar acima do objectivo … 5,07min/km. 

Passo novamente para o lado do Porto, aproveitando passagem da ponte para tentar recuperar o folego e esperando que as pernas parem de latejar. Estou de regresso que agora é sempre do lado do Porto. Campo Alegre, Pavilhão Rosa Mota, Hospital Santo António, Torre dos Clérigos, Avenida da Liberdade … muito sobe e desce, algumas partes empedradas que por estarem húmidas são perigosas (as solas das Quantum tem fraca aderência nestas situações) estou novamente abaixo dos 5m/km mas falta subir a 31 de Janeiro (4) que parece fácil mas nunca mais acaba, Batalha, e descer à margem do rio pelas escadarias dos Guindais (que sempre me massacra os joelhos de forma impiedosa pelo que desta vez desci pela Corticeira o que não foi muito melhor pela inclinação e pelo piso super escorregadio) - chego á marginal do Douro com 4,58min/km … faltam os últimos 2,5km planos para voltar ao Freixo… tá feito … ainda tenho energia, sinto-me cansado mas bem pelo que ainda consigo imprimir um ritmo forte mas confortável até ao carro. 

4,55m/km de ritmo médio

Foram 15,6km com apenas 250m D+ que parecem muito mas muito mais por serem feitos quase na totalidade em 3 subidas com inclinações brutais.


Cheguei ao carro todo satisfeito pelo excelente treino - liguei o rádio do carro enquanto alongava … estava no prolongamento, 2-1 para o FCP … falha enorme do Dzeko, uma bola tirada em cima da linha pelo Pepe … aguenta coração (no relato sofre-se bem mais) e logo depois penalti para o Porto e golo devidamente festejado, sozinho no parque de estacionamento. Logo de seguida possível penalti para a Roma … o VAR vai decidir … 30 segundos que parecem um eternidade … não é penalti … passamos!!! … afinal ainda sofro um bocado com o futebol. Mas não troco por uma boa corrida, acreditem :)

Um dia destes volto para fazer melhor!!!

6 comentários:

  1. Para quem conhece bem o Porto como eu, esse itinerário, a correr é simplemente,........ brutal !
    E então como essa média, é para super homens.
    Parabéns
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vantagem de correr nesta zona é que é lindissima e quando as pernas começam a falhar basta olhares em volta que carregas as baterias num instante :)
      Obrigado pela visita e pelo comentários … desconhecia o vosso blogue que já acrescentei à minha lista para vos ir acompanhando.
      Aquele abraço e boas corridas

      Excluir
  2. Ganda treino!!!
    E se tivesses cedido à tentação de adiar para outro dia, nunca irias saber o que perdias... :)
    Estás a voltar àqueles grandes momentos !!!
    Força!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim espero :) Obrigado João.
      Forte Abraço

      Excluir
  3. Ganda treino, car=*o! Foi***e!!!

    E não posso deixar de realçar o excelente trabalho manual a efectuar esses desenhos que assim explicam com todo o detalhe o treino e tornam esta experiência de leitura muito mais satisfatória, quiçá, enriquecedora!

    Asics Quantum, mas tu deixaste as Nimbus? E que tal? Eu ando a adorar as 20 amarelinhas (ou verde enxofre como eles definem, estes japoneses são loucos).

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) … sou um artista, já devias saber :) … troquei as Nimbus pelas Quantum pq apanhei umas com uma excelente promoção e experimentei. Posso dizer que devo regressar às Nimbus pq as minhas Quantum são pesadotas e escorregam um pouco quando apanhas pisos molhados, especialmente empedrados. Falta apenas ver a durabilidade … com as Nimbus fiz sempre um média de 1200 a 1300km antes de me começar a doer o costado … as Quantum vão com 750km e já mostram um pouco de desgaste mais que normal. Devem durar o mesmo - mais dois mesitos e logo vejo o que compro, quem sabe umas 20 amarelinhas ou verde japonês :P
      Grande Abraço

      P.S. Ontem na mesma zona fiz 15km em 1h04 … na mesma zona, mas sem subir e descer, sempre planinho … apenas pormenores :P

      Excluir