sábado

Caminhos Santiago - Etapa 8 (40km) ou "acabou a brincadeira"


A noite foi curta e acordei algumas vezes. O “naturista” embrulhado no lençol levantou-se a meio da noite … ainda pensei que fosse buscar pelo menos uns boxers mas não, saiu embrulhado no lençol e voltou na mesma cena. O columbiano saiu cedo .. não sei que horas seriam, mas bem antes de nós que levantamos por volta da 6h.
Seriam sensivelmente 7h quando arrancamos, ainda de noite. Não era problema porque os primeiros km seriam para sair de Vigo. A jornada de hoje será longa, oficialmente 36km. O responsável do Hostel indicou-nos uma caminho alternativo até Redondela, sempre junto à ria de vigo – dizia ser muito bonito e além disso seriam menos 3km que o “normal” o que também ajudava.


Faltam sensivelmente 105km para Santiago e temos apenas 3 dias … já não há margem para brincadeiras J



Ainda dentro de Vigo paramos num tasquinho para café e um croissant, não vá mais à frente não encontrar nada. Depois foi tentar encontrar as setas amarelas para seguir caminho … e encontramos com alguma facilidade. A primeira etapa era chegar a Redondela – 16km – depois disso entraríamos no Caminho Primitivo que nos faria chegar a Santiago.

Até Redondela o Caminho de Santiago funde-se em grande parte com a Senda da Auga (Caminhos da água), um misto de alcatrão, com estradas em terra batida por entre florestas – bem bonito. Desde a primeira hora temos a companhia constante de ciclistas, sozinhos ou em grupo … e à medida que o tempo avança vão aumentando os ciclistas. É domingo .. dia de a malta ciclista sair à rua. Temos de ir mais atentos porque algumas zonas são mais estreitas e visibilidade mais reduzida e aquela malta não anda devagar. Também cruzamos com alguns peregrinos, entre os quais a mãe e filha madrilenas … nestes km passamos e fomos passados por elas umas quantas vezes. Em todas elas nos despedimos como se fosse a última vez, pois no dia de hoje tínhamos objectivos muito diferentes. Elas iriam ficar em Redondela, nós iriamos até Pontevedra, uns bons 20 e tal km mais à frente.

 




Este tasquinho merece uma visita … a sério … 


comer ao caraigo … 



as nossas amigas madrilenas "mãe e filha" que nos fizeram "companhia" durante muitas etapas … seria a última vez que as veríamos ...

há anos que não comia uns conguitos ...

foi uma etapa com muitas igrejas ...


Redondela só chegou com quase 17km em vez dos 13 previstos com o caminho alternativo, ou seja, tínhamos feito o caminho normal J … que se lixe. Sigaaa. Em Redondela procuramos reabastecer água e fomos beber uma cervejita fresca. Estava muito calor já e tínhamos uma jornada muito longa pela frente. Descansamos um bom bocado e siga.

 


muito giro este nosso amigo … a foto é minha

à saída de Redondela ainda assistimos a uma procissão .. 

Não foi nada fácil esta etapa … esteve muito calor, o percurso deixou de ser plano e começaram os desníveis, com algumas picadas que subiam à séria e uma grande parte exposta ao sol. Muito diversificado … alcatrão, caminhos por entre campos, floresta … íamos de localidade em localidade. Quase não se via gente na rua. Ia numa fase menos boa … os pés e pernas iam bem (as bolhas melhoraram muito) mas estava um bocadito farto e só queria chegar.
enfim ...

já não falta tudo ...


 
tb deixamos a nossa marca aqui ...




ah pois é bebé ...


quem não é para comer não é para caminhar ...






maravilha …

para uns … já os outros estão de castigo (malditas bolhas)

E chegamos a Pontevedra ainda relativamente cedo … 19h em ponto estávamos em frente à residencial onde tínhamos reservado quarto. Tal como a senhora nos tinha dito, era mesmo central … para chegar ao centro eram 200m apenas. A dona impecável, o quarto sem luxos muito limpo e confortável. E Pontevedra prometia J … um banho rápido e siga jantar – hoje as tapas não podiam escapar. E não escaparam J

curioso os km que faltam para o fim … 

vista do nosso quarto ...





cum caraças … parece que não come há 1 semana...



passou aqui um furacão … 

lateiros  …

Depois de um repasto fantástico mais que merecido, e mesmo muito cansados, não deixamos de dar uma volta por Pontevedra. Muito bonito e merecer uma visita mais a sério um dia destes. Pontevedra, nós voltaremos!!! Prometido!







 

6 comentários:

  1. Conheço Vigo mas Pontevedra não e realmente promete. Tal como essa Senda da Auga, muito bonita.

    Esta etapa, e pelo que descreves, foi um bocadinho como lá para o km 37 duma Maratona onde deixamos de curtir tanto mas só querer ver o fundo ao tacho, não foi?

    Um abraço e venga la nona

    ps - Tens uma grande memória para te lembrares sempre de tanto pormenor duma longa viagem de 10 dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pontevedra vale uma visita - sem dúvida.
      A verdade é essa … nestas últimas etapas já havia um pouco de "pressão" para fazer certas distâncias afim de chegar a tempo … daí por vezes o "curtir" menos :)
      A memória tb vem das centenas de fotografias que vou tirando, que me ajudam a recordar na sequência certa de muitos pormenores que de outra forma se desvaneceriam.
      Aquele abraço (esta semana fica concluído)

      Excluir
  2. Epah, muito bom.

    Tanto assunto para falar e comentar :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Então, como é que é? Estou À espera da etapa 9 desde ONTEM!!!!

    ResponderExcluir