domingo

Corrida pela Selecção - Porto

Ontem participei na Corrida pela Selecção no Porto, organizada pela Runporto  – o percurso era fácil, iniciava (ás 10h) na Avenida dos Aliados  em sentido descendente, passava ao lado da estação de S.Bento em direcção á Ribeira, lá em baixo cortamos á esquerda, passamos o túnel da Ribeira, depois antes da ponte D.Luis á direita percorremos a zona da Ribeira, passamos a Alfandega e seguimos sempre na marginal até ao jardim do Passeio Alegre na Foz (que contornamos) onde estava instalada a Meta.

Como tinha intenção apenas de participar em ritmo de treino e achava que 8kms era pouco, tinha decidido fazer mais alguns kms antes e depois da corrida – como nenhum dos companheiros habituais tinha disponibilidade para me acompanhar neste ideia, lá fui sozinho.. Saí de casa pelas 7.30h, e ainda não eram 8 da manhã já estava a estacionar por baixo da ponte D.Maria Pia na marginal do Porto – tinha pensado deixar no Freixo mas achei que era longe demais para voltar depois da prova e decidi levar o carro um bocadinho mais á frente. Lá me pus a caminho dos Aliados, sempre devagarinho…..não demorou muito e deu-me cá uma volta ao intestino (acho que eram as  comezainas com clientes nos dois dias anteriores a fazer-se sentir)…decidi “visitar” uma pastelaria que conheço ali na praça da Ribeira….tomei um café e usei a casa de banho deles para mandar um “fax de algumas páginas para a China”….não sei porquê, mas lembrei-me de um certo colega das corridas com um episódio idêntico na Meia de Viana deste ano. Bem mais aliviado (e mais leve), lá me pus de novo a caminho, desta vez a subir até aos Aliados onde cheguei “apenas” com 2,5kms nas pernas (muito mais curto do que esperava…ainda dei uma voltinha para completar os 3kms e dirigi-me ao Café Imperial para esperar pelo pessoal do CAL, que chegou passado algum tempo. Qual o meu espanto quando o pessoal chega todo equipado com a camisola de Portugal que a organização distribui-o pelos atletas….só eu é que levei o equipamento do clube!!!!!

Nesta prova a nossa equipa estava muito bem representada ….. faltavam apenas o Hugo, o Sr.Francisco, o Palma e o Sr.Paulino. De resto estavam todos e mais alguns – muitos familiares e amigos de alguns atletas nossos tb participaram, uns a correr outros a caminhar. Destaco a participação do meu amigo Bruno Maia (que na minha opinião dava um atleta do caraças se se dedicasse um bocadinho a isto) e do Zé Moreira, que se estreou em provas de corrida. Faltou o meu amigo Espinhas, que embora estivesse inscrito se lesionou no dia anterior numa futebolada com o pessoal. Durante a prova vi tb 2 amigos de Fiães que já não via há algum tempo (o Patricio e o Rui Pedro), que foram experimentar estas andanças.

Como quase sempre acontece comigo, ando na conversa e distraído e quando me lembro e vou para a zona de partida, já sou dos últimos o que prejudica a minha performance. Mas desta vez não estava minimamente preocupado, sempre era “apenas” para participar. Estavam inscritos mais de 8.000 atletas, e a partida foi dada uns minutos depois das 10.00h (pelo Cristiano Ronaldo via TV....ó amigo, concentra-te é a marcar penalties.....preferia que tivesse sido a Aurora Cunha ou a Rosa Mota)…..entre o tiro de partida e a minha passagem pela partida passaram mais de 4 minutos. Desatei logo a dar “gás” e a tentar passar o máximo de participantes (a maior parte das caminhadas) o que era difícil, porque eram muitos….eram sprints e travagens constantes que numa prova mais longa de certeza teriam sido “fatais”. Senti-me tão bem que decidi manter um ritmo alto – nos primeiros 3 ou 4kms tive a companhia do Bruno Maia, que mostrou excelente ritmo para quem praticamente não treina corrida – tem boa força muscular e conseguir andar um pouco acima dos 4min/km é muito bom. Lembro-me que fiz toda a prova a ultrapassar pessoal, de trás para a frente…se fui ultrapassado foi por 2 ou 3, nada mais. Senti-me tão bem que decidi manter o ritmo até final…..a meio apanhei o Zé Badolas com o Sr.Dias….o Zé decidiu vir comigo, o que fez até praticamente ao fim. Acabei a corrida a acelerar e cheguei á meta num tempo oficial ligeiramente acima dos 37min….limpinho deu 33minutos certos o que é excelente para o meu nível (dá 4,06min/km) – será que a corrida tem os 8km? Passado pouco tempo chegaram o Bruno Maia (34min e uns segundos net – é excelente), o Matateu e o Bruno….no regresso aproveitei a boleia deles e viemos até á zona do fluvial a pé (tinham deixado lá o carro), despedi-me e fiz o resto até ao meu carro a correr, num ritmo vivo (+6kms)….no total fiz 17kms…tinha pensado fazer mais alguns, mas o ritmo foi mais elevado do que previsto e senti-me muito bem. A recuperação tb foi muito boa….não tive qualquer dor muscular de maior relevância e estou pronto apra outra.

Quanto á prova, foi giro, embora continue a achar que a selecção de futebol não “mereça” que corram por eles (ontem mais uma vergonha – espero que quando for a doer, não nos deixem ficar mal). Deu para promover a corrida, o que fez com que muitas pessoas que nunca pensaram em entrar numa coisa destas, aderissem. E deu para angariar um dinheiro para a Associação Novo Rumo que espero permita ajudar mais algumas crianças e jovens em risco.

Na próxima semana vou tentar treinar durinho….estou por terras lusas e com um feriado na 5ª feira acho que poderei arranjar tempo para uma boa semana de treinos, como preparação para a Corrida de S.João no dia 17.06.2012 no Porto.

sábado

9ª Maratona do Porto 2012 - 28/10/2012

Acabei de me inscrever na Maratona do Porto 2012, a realizar em 28 de Outubro. Tá pago ... 35 € (no ano passado eram € 25 - são + 40%....acho um aumento exagerado mas pronto, em Madrid foram € 45) - se for para melhorar a prova tudo bem. Agora não há volta atrás :D
O plano de treinos já está elaborado, mas falta alterar alguns pormenores - o incio da empreitada está previsto para o dia 6 de Agosto (mesmo a meio das minhas férias de verão) o plano tem 12 semanas, tem mais um treino por semana em relação ao plano de Madrid e o objectivo é chegar ao fim em 3h30min - loucura? Talvez....mas não me posso esquecer que jogo em casa e agora sou já um gajo "cheio de experiência".
Do pessoal de Madrid o Zé Miguel tb já está inscrito, o Nuno tá fora desta (diz que somos malucos em fazer já outra). Meninos Rozéeee e Bruno......cheguem-se á frente se faz fvr!!!
E claro, o Hugo Fernandes volta a marcar presença nesta prova, distância que para ele é um treininho "suave".

domingo

Voltei aos treinos normais.....

Esta semana estive na Alemanha de 2ª a 6ª e tive oportunidade de treinar bem. Depois de Madrid foi a primeira semana em que treinei com regularidade e diversidade - até pareceu que estava em plena preparação para uma grande prova. Treinei 4x, tendo feito um total de quase 60km.

Na segunda-feira joguei 1h30 de futebol com uma malta alemã, num recinto em que a bola não pára,,,,,3 contra 3... muito intenso e estava um calor do caraças o que fez com que suasse as estopinhas.

Na 3ª fiz o treino que mais gozo me deu....estava hospedado num hotel numa aldeia perto de Estugarda, numa zona rodeada por umas montanhas....no fim de um dia de trabalho decidi correr montanha acima até uma floresta......subidas ingremes, asfalto, trilhos na floresta e campos tornaram este treino muito diversificado......a paisagem era esplendida....foram 15km que passaram a voar....se tivesse mais tempo acho que teria andado o dobro - adorei.

Na 5ª feira ao fim do dia, já no aeroporto de Hahn (perto de Frankfurt) voltei a ter oportunidade de fazer um treino. Já conhecia a zona e fui fazer series para uns terrenos abandonados pelo exercito americano que ocupou a Alemanha, durante uma décadas, depois da 2ª guerra mundial. São caminhos asfaltados por entre campos e bungalows abandonados......fiz 6 series de 800m sempre abaixo dos 4min/km....no total corri ca.13km....este treino custou-me, já não fazia nada deste género há mais de um mês.

Hoje para completar a semana fiz um treino (meio) longo....levantei-me ás 7 da manhã e fiz uma Meia-Maratona (Canedo-S.Jorge-Canedo). Não sei o que se passou, o ritmo não foi elevado (pelo contrário - ca.5,20min/km) mas tive muita dificuldade e cheguei a casa em grande esforço e muito cansado.

Na próxima semana estarei por terras lusas. Vou receber um grupo de alemães de visita á Cinca na 5ª e 6ª feira, mas vou tentar fazer uns 3 ou 4 treinos. No próximo sabado é a Corrida pela Seleção no Porto - não é que os meninos mimados da bola mereçam muito o nosso esforço (aliás depois da exibição de ontem com a Macedónia não merecem nada), mas é mais uma oportunidade de participar num evento de massas e divulgar o "Running".....e os 5 € de inscrição vão direitinhos para A Novo Futuro, associação que ajuda a integrar jovens e crianças em ambiente de risco. Em principio vão fazer os 8km da prova apenas a rolar.


quinta-feira

Grande Hugo......

o meu amigo Hugo Fernandes do CAL no fim de semana passado (mais precisamente no domingo) participou no Ultra Trail da Geira Romana.....foram "só" 52,5km que ele completou em 4h57min tendo ficado no 29º lugar - fantástico!!!

Tenho a certeza que o facto de eu ter puxado por ele naquele treino "suave" que fizemos em Março fez toda a diferença:D

Ó Hugo, para o ano, se não tiver nenhum problema de maior, vou te fazer companhia nesta prova....vou concretizar um objectivo, o sonho de ser Ultra.

Ouvi dizer que há mais interessados.....desconfio que vais levar com o pessoal todo que foi á Maratona de Madrid - só me preocupa o "gordo" do Nuno....como é que ele com aquele fisico vai aguentar os ventos fortes que se fazem sentir no alto da montanha - vamos ter que lhe amarrar umas bolas de ferro aos tornozelos.

Aqui umas fotos do "maluco"....





Os meus recordes......

Entre a prova de Avintes a 26.02.2012 e a Meia Maratona de Cortegaça de domingo passado, ou seja em menos de 3 meses, foi-me possivel "pulverizar" os meus recordes dos 10kms, Meia Maratona e Maratona. O principal objectivo sempre foi a Maratona de Madrid (que até nem atingi por completo pois não cheguei abaixo das 3h45min a que me propús), mas os treinos intensos permitiram-me melhorar as marcas nas principais distâncias das corridas de estrada.

Neste momento os meus melhores tempos são:

39min17seg nos10km - G.P. Avintes a 26.02.2012
1h14min34seg nos 15km - Corrida de São João a 26.06.2011
1h36min16seg na Meia Maratona de Cortegaça a 13.05.2012
3h51min35seg na Maratona de Madrid a 22.04.2012

O próximo a cair é já em meados de Junho nos 15km da Corrida de S.João no Porto - assim fica o ramalhete completo em 4 meses. Para este ano espero melhorar bastante o tempo da Maratona no Porto em fim de Outubro, e se der (embora não seja prioridade) durante a preparação da mesma prova poderá dar para melhorar igualmente o da meia (tb no Porto em inicio de Setembro pq Ovar é no dia 5.10, já muito próxima da data da Maratona).

Nos próximos 2 meses não tenho grandes objectivos delineados a nivel de correrias (a não ser os 15km da Corrida de São João) - não vou deixar de treinar e participar em algumas provas com o pessoal, mas vou aproveitar para passar mais tempo com a familia e voltar tb a jogar umas futeboladas com os amigos (é já amanhã - já estava com saudades). Depois, a partir de Agosto vai ser a doer, pois começa (em plenas férias) a preparação para a Maratona do Porto - e desta vez quero fazer tudo direitinho.

segunda-feira

Meia de Cortegaça 2012 - Já está...1h36min16seg

Ontem voltei a participar numa corrida, a 28º edição da já mítica Meia Maratona de Cortegaça. Na minha curta carreira nas corridas de pelotão foi a minha 7ª Meia Maratona – por este andar quando fizer 100 anos devo ter umas 200 e tal.
O CAL estava representado em grande número nesta prova:
Dias, Constantino (mais uma vez parabéns pelos 60 anos – que goze muitos mais), Palma, Francisco, Miguel Barbosa, Nuno, Hugo, Bruno, Paulino.

Faltavam entre outros os meus amigos Zé Miguel e o Zé Coelho (ambos a recuperar de lesões).
A última corrida que tinha feito tinha sido a Maratona de Madrid, exactamente há 3 semanas atrás. Durante este tempo pouco treinei, por estar em recuperação da Maratona mas também por me ter aparecido uma dor estranha no pé esquerdo, que estava a teimar em desaparecer, de tal forma que tinha colocado a minha participação em causa – o meu último treino tinha sido na 5ª feira passada em que numa corrida lenta de 11km a dor tinha sido intensa, de tal forma que depois de treinar andei manco até ao dia seguinte. O que me “safou” desta vez foi a minha Inês, que com um tratamentozinho conseguio o milagre de me por em condições para correr ontem (é o que faz ter uma terapeuta “chinesa” em casa). A dúvida da minha participação apenas desvaneceu durante o aquecimento, em que me senti bastante bem (a meia elástica tb deve ter ajudado).  Agora só tinha que enfrentar os 21km da prova e os 25kg de comida que tinha ingerido durante a semana passada – mais nada se ia intrometer na minha tentativa de recorde pessoal na meia. Mais nada? Pois, pensava eu….é que durante o aquecimento a bateria do meu sensor da sapatilha pifou o que fez com que tivesse de enfrentar a corrida ás “cegas” sem conseguir controlar o ritmo da corrida. Já estava para tudo nesta altura.

De salientar que a malta que participou na Maratona de Madrid, ter usado (excepcionalmente e devidamente autorizado pelos outros elementos do CAL) a camisola da Maratona em vez da camisola do clube....como podem ver o azul fica-me bem melhor que o vermelho, e parece que me dá mais força - acho que deviamos mudar as cores do CAL para azul (com riscas brancas talvez já seja pedir de mais) :D


A partida foi dada na Avenida principal de Cortegaça, junto á Praia um local ideal para estas coisas. Segundo a organização houve um recorde de inscrições (ca.1100 pessoas). Á hora da partida (10.00h) o tempo estava bom, o céu encoberto ajudava a manter a temperatura amena. Como sempre distraí-me e quando dei por ela já não dava para partir mais á frente no pelotão. Logo que se deu o tiro de partida arranquei forte – como não tinha controle sobre o ritmo tentei regular-me pelos batimentos cardíacos – pela experiência que tenho o ritmo que necessitava para o meu recorde (ca.4,30min/km) dava um batimento cardíaco na ordem dos 165/170 por minuto. No início a confusão habitual nestas andanças com muita gente e o pelotão a esticar-se. O ambiente estava bom, com bastante gente a assistir ainda dentro de Cortegaça. Tentei manter mais ou menos o mesmo ritmo durante os primeiros kms da prova, de repente vejo uma marca de 5kms pintados na estrada e o meu relógio apontava 23,30min (já estava atrasado)…pior fiquei quando mais á frente aparece nova marca com 5kms (não sabia a quantas andava)…decidi-me a manter o ritmo…..entretanto já vinham em sentido contrário os primeiros atletas da frente da prova – como sempre 2 africanos (neste caso etíopes) isolados com os tugas a fazerem uma prova mais atrás á parte……dos nossos passou primeiro o Barbosa e só depois o Nuno, posições que se viriam a alterar no fim… passado algum tempo lá vinha o Hugo (o rapaz anda a treinar para uma Ultramaratona que se realiza no próximo domingo – para o ano vou com ele)….. apenas quando demos a volta em Maceda tive a certeza da distância percorrida – metade da prova (ca.10.550m) em ca.49,30min…o atraso para o meu recorde era de ca.1min15seg…..sentia-me bem, o pé estava a aguentar-se bem pelo que decidi aumentar um pouco o ritmo. Encontrei um casal de atletas que me pareciam ir num ritmo bom para mim e decidi-me a acompanha-los. Alguma conversa tb ajudou a passar o tempo….as pernas andavam mais ou menos bem, mas as asneiras com as comezainas da semana anterior estavam a fazer-se sentir…..ca.km 15/16 os dois companheiros aceleraram e deixaram-me para trás e eu encostei a outro casal para manter o ritmo…já faltava pouco quando vi uma marca de 19kms no chão….pelas minhas contas de cabeça dava para bater o recorde se fizesse um último esforço (só esperava que a marca estivesse correcta) e acelerei…..não demorei muito a entrar na rotunda e vi a meta lá ao fundo…..este último km demora uma eternidade, a gente vê a Meta mas parece que nunca mais chega…..nos últimos 300/400m ainda tive força para um sprint e acabei em 1h36min16seg (tempo oficial) e recorde pessoal…..a satisfação naturalmente era grande, objectivo cumprido. Outro factor positivo era o me pé que se tinha aguentado muito bem e passado um ou dois minutos tinha recuperado do esforço – senti que faltava alguma coisa – o corpo estava habituado a distâncias maiores ao domingo – muito bom e acho sinceramente que se tivesse tido o meu relógio a funcionar tinha conseguido melhor tempo (ainda tinha energia dentro de mim).
O pessoal do CAL, como sempre, esteve em grande….aqui os resultados:

Dorsal
Classificação
Nome
Tempo Oficial
436
111
NUNO SILVA
1,22,41
438
185
MIGUEL BARBOSA
1,27,34
435
361
HUGO FERNANDES
1,35,54
434
370
CARLOS CARDOSO
1,36,16
439
493
FRANCISCO COSTA
1,40,34
442
587
LUCIDIO DIAS
1,44,35
441
671
JOAQUIM PAULINO
1,49,04
440
765
CONSTANTINO SANTOS
1,54,59
433
774
BRUNO PINHO
1,55,26
437
775
JOSE PALMA
1,55,33

Uma palavra para a organização da corrida – IMPECÁVEL!!! Nos dias que correm, de grave crise financeira, sem apoios das chamadas “grandes” empresas, organizar um evento com esta qualidade é um exemplo, mesmo para alguns organizadores dos eventos das grandes massas no Porto e Lisboa. O percurso é fantástico, os abastecimentos bons (então as esponjas….) e até o ambiente é bom (embora pudesse ter mais algum público). Ao fim de duas participações nesta meia posso dizer que é das minhas provas preferidas.

Concluindo, mais uma meia para o meu currículo, mais um domingo de manhã bem passado com umas centenas de pessoas unidas numa paixão partilhada por todos. Por fim umas fotos do pessoal do CAL……