domingo

Já está......3h51min35seg

Cheguei há pouco da viagem a Madrid....o grupinho era fantástico e correu tudo muito bem, a viagem, a cidade, o tempo e claro a maratona. Todos os 5 que se propuseram a fazer a maratona conseguiram acabar - o CAL tem mais uns quantos maratonistas na equipa e mais uma vez ficou provada a garra do pessoal da nossa equipa.

Embora não tivesse atingido o objectivo de tempo a que me propús o resultado conseguido deixou-me muito satisfeito (é que a prova é muito dura, com umas subidas que matam) - um belo recorde pessoal de 3h51min35seg (menos 8 minutos do que há 5 meses atrás) e acabei muito melhor do que no Porto. Evidentemente que estou muito dorido mas acho que vou recuperar muito melhor.

Nos próximos dias espero conseguir ter tempo para um relato mais pormenorizado, não só da maratona em si, mas tb das peripécias da nossa viagem - e foram muitas. Além disso as fotos da praxe claro. Vai valer a pena - fica a promessa.

Treinos para a Maratona de Madrid - Semana 11

Pois é....hoje a uma semana, se tudo tiver corrido bem, já estarei em casa depois de cumprida a Maratona de Madrid. Já começa o bichinho a fazer-se sentir....a única dúvida que me continua a assolar é saber se vou para 3.45h conforme inicialmente previsto ou se arrisco nas 3h30min. Vou decidir na hora.

A semana que passou começou com o último treino longo do plano. Na 2ª feira, com o meu colega de aventura Zé Bad fizemos 30km - de Espinho á Afurada e voltar. Correu bem, fizemos num bom ritmo (5,17min/km) a apenas me custou fazer os 2 ou 3 últimos kms (estava com dores de cabeça, e os 15kms do dia anterior fizeram-se sentir) - de pernas fiquei bem e a recuperação durante a semana foi boa. Durante a semana apenas voltei a treinar na 6ª feira, 5kms na passadeira e hoje fui fazer 11km (que diga-se de passagem me custaram um pouco pois senti-me preso das pernas - mas não me preocupo, já aconteceu antes e pelo que sei é normal uns dias antes do grande evento).

Durante a semana o meu relógio foi-se, e depois de uma visita ao "médico" não recuperou totalmente mas acho que vai dar para "quebrar o galho" no dia D. Depois logo se vê se preciso de uma maquina nova ou não - para ser sincero não me apetece gastar dinheiro mas sem este brinquedo não consigo controlar nada. Vamos lá ver. 

Treinos esta semana:

2ª feira - 30km a 5,17 min/km (espinho-afurada-espinho - e que belo tempo estava para correr)
3ª a 5ª feira - descanso
6ª feira - 5,2km na passadeira para descontrair (5,50min/km)
sábado - descanso
domingo - 11,2km a 5,10min/km (com 5km abaixo dos 5min/km)

No total fiz 46,4km (previstos estavam 35 no plano).

Uma boa noticia destes dias, é o facto de os colegas lesionados estarem praticamente recuperados - perderam uma parte importante do treino mas vão conseguir atingir o objectivo principal que é chegar ao fim da primeira maratona - afinal são guerreiros do CAL.

Para a última semana só 3 treininhos previstos - na 3ª feira ainda vou fazer 10km, depois 5ª 20minutinhos leves e no sábado antes da maratona 15 minutos e uns sprints para destravar a maquina. Depois Domingo ás 9h da matina já não há volta a dar.....é dar á sola.

Treinos para Maratona de Madrid - semana 10

Fantástica, foi a semana que passou no que diz respeito aos meus treinos. Estive de viagem na Bélgica e consegui treinar 5 vezes. Depois de na semana anterior quase nada me ter corrido bem, ataquei esta semana com força e motivação redobrada – afinal foi a última semana de treinos intensos antes da prova daqui a duas semanas.

Treinos última semana:

2ª feira – 11,5km de corrida (4,44min/km) – no fim do treino fiz 2 series de 500 (1 a    
            3,45 e outra a 3,35min/km)

3ª feira – 20km de corrida (4,35min/km) de 5 em 5km sempre a subir de ritmo
            1os 5km – 4,56min/km
            2os 5km – 4,42min/km
            3os 5km – 4,32min/km
            4os 5km – 4,10min/km

4ª feira – 8,6km de corrida (5,22min/km)

5ª feira – 15,12km de treino de series (4,26min/km em média)
            1x1600m a 4,10min/km
            1x1600m a 4,10min/km
            1x1600m a 4,07min/km
            1x1600m a 4,04min/km
            1x1600m a 4,00min/km
            1x1600m a 3,53min/km

6ª feira e sábado – descanso

Domingo – 15,3km de corrida (5,17min/km)

No total fiz 70,5km esta semana (o plano tinha 60km) – de salientar que tanto na 3ª como na 5ª feira fiz ritmos excelentes que me permitiriam bater o meu recorde pessoal na meia maratona (acho que neste momento valho 1h32) – nunca me senti tão rápido e em forma – acabei todos os treinos muito bem, mesmo os mais intensos e recuperei bem. De salientar que fiquei numa zona da Bélgica (perto de Bruxelas, mas fora da cidade em ambiente rural), onde tinha as melhores condições para treinar – sempre plano, bons pisos, sem trânsito a não ser as carradas de ciclistas que tb andavam nos seus treinos.

Amanhã vou com o meu amigo Zé Bad fazer o último treino longo – vamos de Espinho á Afurada e voltar – são ca.30km. Depois o resto do tempo é a reduzir tanto em nr. de treinos, como kms e ritmos – é carregar as baterias para o grande dia.
 
Com esta forma estou mesmo tentado a seguir o balão das 3h30min em Madrid. Como tenho pouca (quase nenhuma experiência) tenho algum receio de não aguentar o ritmo, mas tenho confiança em mim. Vou decidir no dia da prova o que vou fazer.

Esta semana soube que dois dos meus colegas de viagem estão lesionados e não podem treinar – é triste, e logo agora numa fase tão crucial. Mas da maneira como os conheço vão conseguir recuperar a tempo e acabar a primeira maratona deles. É evidente, e compreendo alguma frustração, mas o importante é participar e acabar a prova seja em que tempo for – como diz o velho ditado “há mais marés do que marinheiros” e a maratona do Porto está já no virar da esquina, e a jogar “em casa” podemos todos atacar os nossos melhores tempos. Zé Miguel e Bruno – força aí pessoal – vamos todos conseguir!!!

Aqui uma “viagem” ao percurso que nos espera:

http://es.competitor.com/madrid/madrid-splash/

Já agora tb um link de pessoal a acabar a maratona de Boston para motivar:

http://www.youtube.com/watch?v=BwpNJSeNYqI&feature=player_embedded

Treinos para a Maratona de Madrid - semana 9


Catástrofe!!! É a palavra que me vem á cabeça para esta semana de treinos que passou – parecia que tinha tudo para poder até fazer mais um pouco do que previsto e acabei por fazer menos de metade. Depois do treino longo do último domingo, que tinha corrido muito bem, na segunda-feira descansei. Na 3ª cheguei a casa do trabalho com uma dor de cabeça incrível e encontrei a minha filhota doente – não fiz o treino de series que tinha previsto fazer. Na 4ª feira tive que ir á escola buscar as notas da minha filha depois do trabalho – demorou muito mais do que o previsto e com a Maria em casa a precisar de assistência tb não treinei. Na 5ª feira chegaram os meus clientes – 11 marmanjos a necessitar de total atenção – aproveitei a horita de intervalo que eles tiveram para se refrescar antes do jantar para dar uma corridita em Espinho com um pessoal amigo da Cinca. Na 6ª feira queria ter feito o mesmo, mas como a minha filha estava numa fase complicada da doença, decidi aproveitar o intervalo (que foi bem maior) para passar algum tempo com ela. No sábado consegui fazer um o segundo treino da semana, de fugida, e no domingo só consegui dar uma corrida no tapete quase ás dez da noite. Além de não ter treinado como devia, as comezainas com os clientes foram por demais – desde 5ª feira foram almoçaradas e jantaradas, todas bem regadas, sempre a deitar tarde o que invalidou qualquer treino de madrugada. Agora não há nada a fazer e o que importa é que a visita correu bem e a minha Maria está quase boa. Amanhã volto de viagem á Bélgica – levo na mala equipamento para correr todos os dias – tenho de arranjar tempo “nem que a vaca tussa”….vou recuperar um pouco do treino perdido, pois é a última semana de treino forte, depois são duas semanas de recuperação antes do grande dia. Espero que esta semana não me tenha reduzido a forma….estou a pensar fazer um último teste na 2ª feira de Páscoa (32km).

Treinos última semana:

5ª feira – 14kms corrida Fartlek (5,23min/km)
Sábado – 10,5kms corrida rapida (4,58min/km)
Domingo – 6,44km de corrida no tapete (5,31min/km)

Total – 31kms (tinha previsto 65km)

A próxima semana vai ser melhor………….

terça-feira

Treinos para a Maratona de Madrid - Semana 8

Tal como previa, não consegui cumprir o plano de treinos estabelecido na semana que passou. Estive de viagem á Bélgica e Holanda e embora o tempo tivesse estado um magnifico tempo, não deu para fazer mais do que 2 treininhos de fugida.

Mesmo assim, consegui no domingo fazer o treino longo previsto – foram 32km sozinho a palmilhar o asfalto de Canedo-Lobão-Caldas-Big Cansil-Feira-S.J.Vêr-Lamas-Lourosa-Fiães. O percurso tinha algumas subidas difíceis (destaque para quase 4kms a subir das Caldas á Big Cansil dos 9-13km e depois no fim da Variante Lamas-Lourosa – 800m ingremes já com quase 30km nas pernas). No fim, bem cansado, lá saiu uma média bem razoável de 5,12min/km – levei o meu Camelback de 1,5l que não foi suficiente – nos últimos 3kms já não tinha líquidos e sofri bastante. 24 horas depois sinto-me bastante bem – hoje não treino, os músculos estão ainda a recuperar. Em principio amanhã volto á estrada.

Treinos última semana:

3ª feira – 10kms corrida descontraída (5,20min/km)
5ª feira – 8kms corrida descontraída (5,08min/km)
Domingo – 32,1km de corrida longa (5,12min/km)

Total – 50kms (tinha previsto 65-70km)

Fazendo as contas, neste momento devo no total 15km ao meu plano – pode ser que ainda os recupere nas últimas semanas.

Para esta semana tenho novamente um plano ambicioso, 4 treinos com ca.65kms no total – do plano faz parte 1 treino de series e um treino longo no domingo (+32kms). Tenho de acompanhar de 5ª a domingo um grupo de clientes alemães (são 12) – vou ver se consigo fazer os treinos nos intervalos da visita – a maior dificuldade vai ser arranjar tempo para o treino longo no domingo (vamos indo vamos vendo). Ahhhhhh, há outra coisa que não se coaduna com uma preparação para uma Maratona……as comezainas e bebezainas nestas coisas…..desde rodízios, mariscadas, buffets, doces e afins, tudo bem regado, vai haver de tudo….e eu que não gosto nada:D…enfim….ossos do oficio.

 Por falar em ofício, e como muitos dos meus caros amigos acha que eu nas minhas viagens só ando a passear, aqui uma foto numa obra em Den Haag na Holanda que prova o contrário….é muito estilo…..fatinho, capacete e botinhas tipo Batatoon (eu calço 41 e deram-me umas botas 47, ainda por cima “quentinhas” do suor deixado pelo último cliente) – devem imaginar a risota geral – eram só umas centenas valentes de pessoas a trabalhar neste projecto de 38 andares a ver esta figurinha triste. Enfim…lá está….ossos do oficio.


Treinos para a Maratona de Madrid - Semana 7

A 7ª semana de treinos de preparação não foi cumprida na íntegra - tinha previsto a participação na Corrida do Pai no domingo passado o que infelizmente não foi possivel por ter ido ao funeral de uma pessoa muito especial - a Sra.Irene do Monte, vizinha e amiga de sempre da minha avó que faleceu aos 84 anos - uma senhora como existem poucas hoje em dia, íntegra, trabalhadora, sempre simpática que mesmo doente estava sempre bem disposta. Fica aqui a minha homenagem a esta senhora fantástica.

Após a corrida épica do domingo anterior (a tal corrida suave de 33km), naturalmente as pernas ressentiram-se durante os primeiros dias da semana passada:

2ª feira - descanso
3ª feira - 11,3km corrida continua em ritmo de recuperação (5,24min/km)
4ª feira - descanso
5ª feira - 15,15km 4 series de 2km (média de 4,17 min/km)
6ª feira - 5km corrida lenta + 50min de futsal
sabado - descanso
Domingo - 20,37km corrida longa (4,54 min/km)

Foi uma semana dura, em que excedi os kms totais previstos em mais de 10km. De alguma forma poderão compensar a semana 8, em que estarei na Bélgica e na Holanda e não sei se vou conseguir seguir o plano - tenho 70-75km a cumprir, com uma corrida longa de 32km no domingo.

O pessoal do CAL vai correr a prova de Estarreja (10km) no próximo domingo - por um lado gostava de ir, mas nesta fase de preparação para Madrid o treino longo é mais importante. Fica para uma próxima. 

História de um treino "SUAVE"


Esta história começa com um e-mail do Nuno (colega do CAL) no inicio da semana passada, em que convidava o pessoal que vai á Maratona de Madrid + o Hugo que vai fazer uma Ultra qualquer em Maio (52km em Montanha – coisa mínima), para um treino longo no domingo.
A ideia era começar em Miramar, em frente ao Senhora da Pedra, ir até Espinho, dar a volta em frente ao Cabana e ir até Gaia, dar a volta no jardim onde se realiza o Marés Vivas e regressar novamente a Miramar – qualquer coisa como 32,5km. Segundo ele, este treino deveria ser feito num ritmo “suave”, tipo 5min/km. Bem, a mim a distância não me metia medo, agora o tal ritmo “suave” já metia respeito.
Responderam afirmativamente ao desafio todos menos o Zé Bad que se esquivou organizando uma viagem de última hora até New York (o que o pessoal não faz para fugir com o rabo á seringa – até estou para ver que desculpa é que ele vai arranjar na Maratona em Abril). Só tem desculpa se tiver corrido todos os dias no Central Park e ter aproveitado as férias para organizar a nossa participação numa próxima edição da mítica Maratona de Nova Iorque.
Constituição da equipa:
- Nuno (o organizador) – continuo a achar que está muito gordo
- Hugo (o nosso ultra) – fico contente que haja outros, que como eu, tem uma Troika em casa a colocar-nos a rédea mais curta.
- Zé Miguel
- Bruno
- Ricardo Pires – único que não pertence ao CAL, amigo da Cinca que está a dar os primeiros passos na corrida e que me parece finalmente estar a ficar “viciado”. Foi “só” para fazer uns 10kms e pedir uns autógrafos á malta. Quando participar na primeira prova fica apanhado de todo e assinará contrato pelo CAL.
- A minha pessoa

O inicio do treino estava previsto para as 8.15h – tinha combinado sair com o Zé Miguel e o Bruno às 7.45h de Fiães. Qual o meu espanto quando lá chego o vejo o Bruno – o gajo atrasa-se sempre e desta vez estava lá fresquinho como uma alface (que não é regada há pelo menos 5 dias). Só um bocadinho mais tarde percebi porquê….. tinha-se deitado ás 4 da manhã e levantado ás 6.20h por engano (1 hora antes do que o previsto – vejam lá o estado deste rapaz)….e ia fazer 32km???? Ok, logo que não desse trabalho.

Ainda passamos na Aguda para apanhar o Pires e á hora marcada lá estávamos em frente á Senhora da Pedra em Miramar. Já lá estava o Hugo mas faltava o organizador do evento – eu desconfiei que ele tinha vindo de Lamas a correr e não devo ter errado por muito….. ligamos-lhe preocupados e ele disse que estava perto, a aguardar que a cancela da linha de comboio abrisse para poder passar….não demorou 2 minutos lá apareceu ele, de mochila ás costas a descer a avenida entre o arvoredo a …… CORRER. Se estivesse nevoeiro diria que era o D.Sebastião,

Olhem agora a equipa completa:


De esquerda para a direita: Hugo, Pires, Zé Miguel. Nuno e Bruno (com ar de mau)

 Ei espera lá, falta a minha pessoa……


Com um bocadinho de atraso lá começamos a nossa viagem até Espinho – no início o ritmo foi suave (verdadeiramente), o pessoal na conversa quase que não deu por ela e já estávamos em Espinho em frente ao Cabana – 6,5km feitos – apenas o Pires, que acompanhou bravamente os primeiros kms tinha ficado um pouquinho para trás o que é mais do que normal. Lá demos a volta despedimo-nos do Pires, não sem antes lhe definir os objectivos para a corrida dele (tinha que fazer 12km o que seria recorde pessoal de distância dele). Tínhamos combinado no caminho até Gaia, ir aos carros para uma breve paragem para reabastecer. A corrida de volta a Miramar já foi bem mais rápida – neste percurso o destaque vai para o Zé Miguel que com vontade de largar os sólidos numa casa de banho qualquer conseguio a proeza de entrar em 531 cafés, todos eles com as casas de banho fechadas. A paragem no carro quase que parecia um piquenique, só faltava por uma toalhinha no jardim e sacar dos rissóis e do garrafão do vinho. Eu estava a ver se o pessoal se esquecia que ainda não tinha acabado o treino (aliás estava a começar – só tínhamos 13km nas pernas) mas o pessoal não deixou e lá seguimos viagem, desta vez pela estrada fora (no passadiço não dá – é gente a mais) em direcção a norte. Passados poucos kms e com o ritmo a aumentar, o Bruno decidiu que iria mais devagar e o Zé Miguel continuava com o “problema” de peso em excesso e á procura de um local onde pudesse descarregar a carga em excesso, o que fez com que de repente me visse sozinho e abandonado com as duas lebres da equipa. O ritmo ia aumentando e eu como não queria dar parte fraca lá ia atrás e até me aguentei mais ou menos até Gaia onde demos a volta (no final do jardim onde se realiza o festival Marés Vivas) – o mais difícil até era ouvir os dois amigos da onça a queixarem-se de cansaço, a gozar aqui a “tartaruga”…..reduzimos um bocadinho o ritmo para beber e lá fomos de volta. Não demorou muito a encontrar o Bruno e o Zé Miguel – o Bruno estava todo chateado porque se tinha tentado esconder na praia de Lavadores e esperar que a malta voltasse, planos que saíram furados porque o Zé Miguel o encontrou. O Zé Miguel ao fim de 754 bares e cafés lá tinha conseguido infestar um deles e embora mais leve tinha perdido o ritmo. Estavam ca.24kms cumpridos (o tempo de passagem á meia maratona era ca.1h48min) – faltavam ca.9km de regresso a Miramar e foi aqui que começou a “loucura” – o Hugo lembrou-se que só tinha licença para estar fora de casa até ás 11.30h e decidiu acelerar como se não houvesse amanhã….. o Nuno todo contente pois mesmo assim para ele era tudo “suave” e eu cabeça dura lá tentei ir com eles o que consegui até aos 29km (chegamos a andar a 4,15/min o que anda muito perto do meu melhor ritmo dos 10kms) – a partir daqui consegui vê-los ainda durante uns 2kms e depois desapareceram no meio da multidão. Estes últimos 2 kms custaram-me bastante mas consegui manter um ritmo bem bom até ao fim. No fim o meu relógio apontava 32,85km a uma média de 4,57min/km o que era muito bom e me deixou muito satisfeito (os últimos novo foram feitos abaixo dos 4,40/min). O facto de ter duas lebres a puxar ajudou muito, acho que sozinho não seria capaz. Este treininho “suave” deixou-me de rastos durante o resto do domingo, mas hoje passados dois dias posso dizer que me sinto bem e vou voltar á estrada para treinar. Ainda faltam 6 semanas para Madrid, mas a continuar assim tenho um feeling que vou conseguir superar o meu objectivo. Vamos lá ver.

O Nuno e o Hugo não me surpreenderam, andam nisto há muito tempo, têm experiência e pernas para isto e muito mais. O Zé Miguel tb não foi nenhuma surpresa para mim – ele anda a treinar forte e feio e quando chegar ao dia D vai estar em grande, pois tem uma resistência e força de vontade enorme. Quem me surpreendeu verdadeiramente foi o Bruno, pois de nós todos foi o que começou há menos tempo e mesmo andando a treinar bem fez mais de 30kms a um ritmo elevado – sem esquecer que só dormiu pouco mais de 2 horas. Uma palavrinha tb para o meu amigo Pires, que acabou por fazer 12kms e bater o seu recorde pessoal em distância – agora é fazer uma prova, entrar no CAL e não tarda nada anda nas meias maratonas.

Gostei muito deste treino, com um pessoal amigo estas corridas longas fazem-se muito melhor. Vamos lá ver se ainda fazemos outra antes do dia 22 de Abril.