terça-feira

A "pisar ovos" até aos Caminhos do Tejo

 


O chamado "pisar ovos", carregar as baterias ou o mais fino "tapering" para os Caminhos do Tejo começou logo após o longo no quintal dos Pernetas de 5ª feira passada. 

No dia seguinte fui participar pela primeira vez num treino dos Pernetas (genéricos) à 6ª, que se realiza quinzenalmente, espasme-se à 6ª feira (quem diria) pelas 21h dentro da Lipor de Ermesinde ou Baguim do Monte, ou na fronteira entre ambos os dois. 




Foi muito giro pois os percursos são diversificados entre alcatrão, trilhos em terra, escadarias e coiso, vai-se percorrendo não só as vias que passam ao lado dos pavilhões industriais onde o lixo é tratado e dos edifícios dos escritórios mas também os percursos que passam na quinta (com animais), ao lado do parque de merendas, dos parques infantis e do parque aventura bem no alto do monte que tem uma vista linda sobre a cidade do Porto toda iluminada. Existe corrida de 10km (menos e mais rápidos) e 6km e ainda um grupo de caminhada. Está aberto a toda a gente - basta aparecer. 

Eu fui muito bem recebido (até me guardaram o lugar 11 no estacionamento) - grandes amigos, sim senhor (devem ter a mania que são engraçadinhos). Esta edição foi especial por ser dia da criança (houve uma caminhada para os filhos do pessoal) e por se ter festejado o aniversário do Paulo - ou seja, houve bolo e melão e Coca-Cola (porque pelos vistos, ali dentro nada de bebidas alcoólicas) - pronto, não podia ser perfeito. Acho que agora já sei o que sentem os missionários … evangelizar esta malta é que não é fácil, são todos ainda muito tenrinhos, não se queixam de nada, nem um bico de papagaio, um ligamentozito rompido, uma ciáticazita, uma costela pisada … já nem peço rupturas de ligamentos, fémures partidos, entorses em 13º grau … assim não chegam a verdadeiros :):):) … mas são simpáticos!! Isso sim … sempre que puder vou voltar. 

E quem quiser vir experimentar já sabe … façam gosto na página deles do FB para estarem actualizados sobre a programação … aqui 

No fim de semana descansei (quer dizer, não corri…) e ontem voltei a calçar as sapatilhas. E o que era para ser um treinito descontraído acabou por dar nisto ….



4,15min/km de média, num percurso de 2 voltas com 320m D acumulado … senti-me bem e fui acelerando, quando dei por ela estava com uma média abaixo dos 4,30 e a partir daí comecei a motivar-me a baixar mais, e mais … "se chegasse ao fim com 4,25 é que era" … done … "4,20 deve dar" … tinha 4,18min/km a 2km do fim … "objectivo 4,15" … consegui apenas a 50m do fim … a parte final era a descer mas tive que lhe dar bem …

Resumindo, grande treino … estou a voltar aos poucos à boa forma mas não devia ter feito isto. Podia lesionar-me agora e não haveria tempo para recuperar, mas pronto. Sou assim … 

 cá gajo mai lindo … a sério … o gajo é mesmo mesmo bom...


Agora é que não faço mais nada a não ser corridinhas a ritmo de "lazer" … acho eu ;)



6 comentários:

  1. És sempre imprevisível e essa é a tua marca. Mas que grande treino!!!
    Agora, carrega bem os depósitos para o dia 15.
    Muita força!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois … por outras palavras, pouco juízo ;) … ontem voltei a correr, mas portei-me bem :)
      Obrigado João. Abraço

      Excluir
  2. Devias ter feito o meu treino de ontem.

    O mesmo tempo, mais minuto menos minuto.

    Os quilómetros...quase quase...não desconverses...

    Enfim, lá chegaremos, ou não ;)

    Belo treino mas Juizinho :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) … juízo é o meu nome do meio. Ainda ontem fiz 10km no mesmo tempo (mais minuto, menos minuto) .. e hoje vou fazer uma Maratona (de Roma) …
      Abraço

      Excluir
  3. Se fosses um gajo certinho a malta não vinha aqui ler, eheh!
    Força nesses caminhos e tem tudo para correr bem.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que queres dizer com isso??? E eu a pensar que a malta vinha aqui pelos textos literários magnificamente escritos …
      Abraço

      Excluir