quarta-feira

Retrospectiva do meu 2015 - balanço de um ano em grande

Com 2015 na recta da meta chega a hora de fazer uma retrospectiva, um balanço das minhas corridas neste ano que está a chegar ao fim.

Esta coisa do blogue tem a vantagem de podermos ir atrás ver o que se passou ao certo, os objectivos que tínhamos delineado, o caminho que foi percorrido … todos os pormenores estão aqui.
Se eu perguntar ao pessoal que acompanha aqui o meu cantinho (com alguma atenção), o que acharam do meu 2015, aposto em cortar um “tomatinho” (eu até apostava dois, se os tivesse J … tou a brincar J) em como todos diriam que foi um ano espectacular. Acertei? Eu tb acho … 5 recordes pessoais, a quebra de 2 barreiras, o atingir dos 3 dígitos … tudo num aninho … é bom não é? … mas sabiam que aqui o Perneta falhou os 2 grandes objectivos a que se propôs?  ahh pois é bebé … se não fosse para trás fazer uma revisãozinha já nem eu me lembrava disso JJJ … os meus principais objectivos eram no primeiro semestre, os 100km de S.Mamede onde não participei por opção, e tb fiquei bem longe de baixar as 3h20 na Maratona do Porto na segunda metade do ano. Estão a ver? Nem tudo foram rosas … mas vamos por partes …

Janeiro

O ano não podia ter começado da melhor forma … logo a abrir, a 3 de Janeiro na S.Silvestre de Espinho não só um novo recorde nos 10km, como a queda de uma das 3 barreiras de tempo que eu tinha como meu limite … finalmente sub-40min … 39,29min foi o nr.mágico, conseguido sem uma preparação específica, com os olhos postos na Meia de Viana a meio do mês.

O problema veio depois … inflamação do nervo ciático e o resto do mês praticamente parado … não fui a Viana e pouco ou nada corri.
Fevereiro

Como preparação para S.Mamede, tinha previsto a participação numa Ultra por mês. Sem praticamanente treino nenhum, a 8 de fevereiro fui fazer o Trail de Santa Luzia. Mesmo contra todas as espectativas acabei os 45km, quase em último mas acabei J … nesse dia fiz quase tantos km como a soma de todas as semanas de 2015 até à data desta prova.

Março


Com a preparação a entrar nos eixos fui a Vila de Rei participar nesta prova do Circuito do Centro. Bati o meu recorde de distância, que passou a estar em 67km. Muito boa prova, excelentes sensações, gestão de esforço correcta o que me deu confiança para S.Mamede.

Abril
Em meados do mês regressei ao Gerês para o Ultra Trail Geira Romana … a comprovar que estava a ganhar forma, a prova correu muito bem. 50km feitos a bom ritmo.



Maio
Logo no dia 1 realizaram-se os Trilhos do Perneta 2. Correu bem, pena a chuva.


Falho S.Mamede por opção – mesmo assim foi uma alegria imensa para mim, ver os outros 5 Pernetas do nosso Gangue a finalizarem a prova J … o problema foi depois atura-los J



Junho
Já a virar as agulhas para o alcatrão, vou à Corrida de S.João do Porto bater mais um recorde pessoal. Mesmo sem treinar especificamente para uma prova destas não era muito difícil … 1h03,14 é agora o meu RP na distância … um RP é um RP, mas sei que valho bem melhor que isso …



Julho
Mesmo não indo a provas, e com férias pelo meio, dou-lhe durinho e começo o plano de ataque à Maratona do Porto sub 3h20.

Ahh… e inscrevi-me nas 24h de Portugal para Setembro com o objectivo de fazer os 3 dígitos … já não conseguia aturar o Gangue dos Pernetas – tinha que lhe dar uma lição J

Agosto
Regresso aos trilhos para participar no Trail da Pampilhosa … já uma tradição … finalmente um percurso que faz justiça à região, 30km durinhos e com um calor abrasador … que empeno J


A preparação para a Maratona vai muito bem.

Setembro
Realizamos o 1º Grande Prémio em Lamas, a nossa estreia nestas andanças. Nem tudo correu a 100% como queríamos, mas de uma forma geral até que foi bom.


E nos dias 19 e 20 chego finalmente aos 3 dígitos – nas 24h de Portugal supero as minhas melhores espectativas e faço 134,4km no total com alguma “facilidade”. Acabou a brincadeira J


Outubro
Surpresa boa na Meia Maratona de Ovar – a intenção de um treino mais forte englobado na preparação para a Maratona do Porto transformou-se num ataque a novo recorde pessoal que foi conseguido por larga margem … mais uma daquelas barreiras … sub-1h30 … 1h29min29s é o novo RP nos 21km.


Novembro
Na Maratona do Porto fico muito longe do que pretendia … demoro 3h37 para a acabar … fisicamente estava muito bem, mas não era o meu dia. Não se pode ganhar sempre J 


Entro em fase de corridas “ao sabor do vento” até ao final do ano.

Dezembro
Duas S.Silvestres que correm bastante bem … em Ovar volto a baixar a barreira sub-40 (39,57min) ...



... e no Porto no domingo passado faço uma excelente 2ª metade da prova, 5km bem abaixo dos 20min (19,41min).




Resumindo:
- 11 provas (contra 10 em 2014)
- prevejo ca.2630km (contra 2546km em 2014)
- 5 novos RP (zerinhos em 2014): 10km, 15km e 21km em estrada e por 2x a distância mais longa percorrida (primeiro 67km e depois 134,4km)
- 3 barreiras quebradas: sub-40 aos 10km; sub-1h30 à MM e os 3 dígitos feitos pela primeira vez

Temos todos razão!!! Foi um ano em grande e o meu “tomatinho” está safo JJJ (ufaaa…)

E agora? 2016? Espera-me um ano de grandes mudanças e de objectivos ambiciosos a nível de corridas. Sobre isso volto aqui  daqui a uns dias.
Aproveito para agradecer a vossa presença neste meu cantinho durante o ano que passou, mais “bitaiteiros” ou mais caladinhos podem crer que são uma forma de motivação aqui para o vosso amigo J … gabo-vos a paciência, às vezes penso que devem ser masoquistas J … obrigado J

Para todos nós, às nossas famílias e amigos desejo um grandioso ano de 2016, como sempre com votos de muita saúde que é o bem mais precioso que temos – sem ela nada feito, e com ela, de uma forma ou outra poderemos sempre lutar e perseguir os nossos sonhos.
Abreijos!!!

14 comentários:

  1. Jovem, que grande ano!!!
    Com grandes publicações, devias por agora um best of de treinos na Alemanha (com fotos) e um best of de cervejas, perdão hidratação técnica... boa? :)

    Parabéns pelo ano e um abraço

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado moço!!! Olha que já ando a majicar uma publicação do tipo há algum tempo ... em 2016 pode ser que haja inspiração para isso ;)
      Aquele abraço

      Excluir
  2. Tiveste um bom ano sim senhor! Eu acho é que tiveste medo do Alentejo... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Silvio. E deve ter sido mesmo isso, medo do Alentejo, ainda aparecia por lá um que em tempos me prometeu uns "calduços e uns belinhas" e ia ser uma coisa feia de ser ver ;)
      Grande Abraço e um Bom Ano para ti e para os teus

      Excluir
  3. Não tenho a menor dúvida que vais continuar completo pois o ano foi em grande!
    Muitos parabéns e venha 2016 ainda maior!!!

    Um abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João.
      Grande abraço, boa prova logo á noite e mais uma vez, um grandioso 2016

      Excluir
  4. Ca ganda ano!!! Muitos parabéns por tudo o que alcançaste em 2015. Agora dá-lhe em 2016! :)
    Bom ano!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. A partir de amanhã já está tudo a zero novamente ;)
      Bom Ano!
      Beijinhos

      Excluir
  5. Que venha mais um excelente ano Carlos! Abraço

    ResponderExcluir
  6. Bora lá começar a criar o album de 2016 ainda mais cheio e espectacular que o de 2015!

    Excelente ano para ti e para os teus!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já comecei a fazer por isso ... ;)
      Obrigado, para ti e para os teus tb um grande 2016.
      Abraço

      Excluir
  7. Bolas, acho que me ganhaste no total de kms! ( Ainda não fiz a contagem, nas acho que nem chega a 2500).
    De resto, parece-me que foi um ano em grande e, pelo que já li, 2016 também me parece com boas perspectivas. :)
    Beijinhos, um excelente ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yuuupiiiii .... fraquinha ;)
      2016 já começou da melhor forma, vamos ver como corre o resto ... ambição não falta.
      Beijinhos e um excelente ano tb para ti

      Excluir