quinta-feira

Meia Maratona de Cortegaça - a história de uma lebre


Domingo fui correr a 29ª Meia Maratona de Cortegaça – pelo 3º ano consecutivo participei nesta prova, que tem um percurso muito bonito pela estrada da mata de Cortegaça até ao Furadouro e voltar. Tudo plano (bem, tem umas ondulações mas que pouco se notam), rodeado de verde dos pinheiros e do chilrear dos passarinhos. Conheço este percurso muito bem, pois já lá papei uns valentes kms, especialmente nos treinos longos de preparação para as Maratonas.

Nas edições anteriores fui sempre com o objectivo de bater o meu recorde pessoal, o que sempre consegui atingir (com bastante sofrimento):

2011 – tempo 1.37,14

 

2012 – tempo 1.36,16



Como já tinha referido em posts anteriores, para esta edição estava decidido apenas a participar, a fazer um último treininho mais longo como preparação para a Geira do próximo domingo. Sem objectivos? Nãããã…….acontece que há umas semanas atrás, numa brincadeira me ofereci para servir de lebre a 2 amigos (Pedro Lino e Zé Alexandre) do CAL, que queriam fazer 1h45min e assim bater os seus recordes pessoais. Os 5min/km tem sido o meu ritmo de “rolar” e estava convencido que os conseguia fazer com facilidade. Ainda pensei em levar um balão na brincadeira, mas não sei se a organização iria gostar da ideia.

Levei a minha tarefa a sério - durante a semana fiz um teste na 3ª feira, em que a ideia era fazer uns 12 ou 13km a 5min/km…..quando comecei o treino senti-me tão bem que andei sempre bem acima do planeado, de forma a que cheguei ao fim (impecável) com uma média de 4,26min/km. Fazendo as contas, e extrapolando para os 21,095m da Meia Maratona daria um tempo à volta do meu recorde pessoal – como é que isto é possível se eu ultimamente não tenho feito treinos de velocidade, series, etc.? Só o consigo explicar, como resultado dos treinos e provas de montanha (muito duros) das últimas semanas – talvez me tenham dado aquela resistência e força que é necessária para andar rápido durante mais tempo. Será que em Cortegaça poderia arriscar para recorde? Nada disso, primeiro já me tinha comprometido com os meus amigos e segundo o objectivo principal do ano é dia 19.05.

A noite de sábado para domingo foi mal dormida – a excitação do Porto-Benfica era um dos motivos – adoro futebol e sou um portista ferrenho (não doente) e há muito tempo que não sofria assim com um jogo. O outro motivo prendia-se com a Meia-Maratona do dia seguinte – estava um pouco apreensivo com a responsabilidade que tinha – não queria falhar na minha missão.

No domingo, já em Cortegaça a malta do CAL encontrou-se no café habitual, mesmo a meio da Avenida onde se dá a partida, para as conversas e brincadeiras do costume. Pouco depois saímos para nos equiparmos e para tirar a fotografia da praxe – olhem para isto, para esta prova apareceram quase todos (faltam uns 4 ou 5 apenas) – estamos a crescer:

 
Depois de um aquecimento ligeiro, fomos colocar-nos na zona de partida. Ás 10.00 em ponto deu-se o tiro de partida e lá seguimos num pelotão bem compacto pela avenida de Cortegaça fora até à rotunda do barco, para depois cortar à direita e seguir pela estrada da mata até ao Furadouro. Após ca. de 1,5km mais lentos do que o ritmo que necessitamos, lá conseguimos mais espaço para começar a andar mais rápido…estava a achar estranho ,que as marcações na estrada não estarem a coincidir com a quilometragem do meu relógio, que dava menos….pensava que estávamos atrasados e acelerei um pouco para 4,45min/km para tentar recuperar….eu ia muito bem e o Pedro Lino e o Zé Alexandre tb, até dava para ir a conversar….
 

 
 
..apenas aos 7kms é que dei conta que estava errado nos cálculos….se o meu relógio dá menos kms do que as marcações, então vamos rápido de mais e não ao contrário?????...és um PARVALHÃO (pensei eu), vais estourar com eles logo de inicio….achei por bem dizer-lhes que íamos rápidos demais (em média pouco acima dos 4,30min/km), mas eles iam bem…mesmo assim reduzimos um pouco. Entretanto começavam a passar os primeiros em sentido contrário....
 
 
A confirmação que iamos rápido veio um pouco mais tarde, aos 10kms, onde um senhor da organização vai gritando o tempo oficial de passagem (47min)…..contas de cabeça 2x47min+4= “ó pessoal isto assim vai dar menos de 1h40”…..pouco depois o retorno….agora era “só” regressar….as dificuldades começaram a aparecer pelos 12kms, primeiro foi o Pedro Lino que quase já não conseguia falar, enquanto que o Zé Alexandre ainda ia mais ou menos bem….reduzimos um pouco o andamento (mas sempre abaixo dos 5min/km) e lá seguimos viagem…um pouco mais à frente tivemos uma ajuda inesperada….vindo de trás aparece uma malta que incluía um amigo de infância (da minha idade e que vivia na rua da minha avó), conhecido tb do Zé Alexandre…o Nuno Lima….grande festa, e conversa puxa conversa lá ajudou a passar mais alguns kms.

 
E com isto chegamos ao km 17/18….o Pedro Lino estava revigorado (o gel fez maravilhas) e agora era o Zé Alexandre que começava a ficar ligeiramente para trás…..agora era sério, conheço bem esta fase em que começamos a ir-nos abaixo….a folga era grande para o objectivo (levávamos 3 a 4 minutos de avanço)….ia incentivando o Zé Alexandre a aguentar…”falta pouco, vamos lá”….ele aguentou heroicamente até à rotunda do barco, a ca. de 1km da meta,……foi aqui que apareceu nova “ajuda”…..o Paulo Pereira do NAC (11º classificado neste prova – grande atleta e amigo) andava por ali a fazer as corridinhas de arrefecimento e juntou-se a mim e ao Pedro Lino para o infindável último km…..
 
 
...nesta fase do percurso sofre-se sempre, bem lá ao fundo vemos o pórtico de chegada, damos à perna e parece que cada vez estamos mais longe…o Pedro Lino já só via a meta…olhei para trás….o Zé Alexandre estava a uns 150m….disse ao Pedro Lino….”vou buscar o Zé”….mas o Zé já estava muito cansado, as pernas já não andavam, ele tentava "apenas" manter o ritmo…... voltei a juntar-me ao Pedro Lino….queria filmar a chegada triunfal dele  …..recta da meta....a claque do CAL... e qual não é o meu espanto quando ele larga um sprint final e ainda passa uns 3 ou 4 corredores antes de cortar a meta…..GRANDE PEDRO LINO……afinal aínda tinha ali uma energia guardada.....viro-me para trás à procura do Zé…..lá vem ele com a filha ao colo, muito aplaudido…..ainda consegui correr com ele os últimos metros e filma-lo tb…GRANDE ZÉ ALEXANDRE…..até me arrepiei…..conseguiram ambos bater os recordes por larga margem…..PARABÉNS AOS DOIS!!!!...eu sabia que iam conseguir…eles merecem….são dois amigos, que correm há relativamente pouco tempo, mas que tem evoluído muito nos últimos meses, fruto do seu empenho e motivação. 
 

 
Não sei explicar, mas fiquei mesmo muito contente por eles, quase como se tivesse sido eu a bater o meu recorde…..por falar em mim, cheguei impecavelmente ao fim, quase nada cansado e com o sentimento que faltavam ali uns kms – acho que estou em boa forma!!!

Quanto aos resultados do pessoal do CAL, pese embora o calor que se fazia sentir, há a registar excelentes tempos e vários recordes pessoais:




Classificação Nome Tempo Oficial
76 Nuno Silva 1.19.41
166 Gil Correia 1.27.41
201 Tiago Poças 1.29.17
448 Francisco Costa 1.40.13
470 Pedro Lino 1.40.47
495 Carlos Cardoso 1.41.53
496 Zé Alexandre 1.41.53
502 Alberto Silva 1.42.13
556 Lucidio Dias 1.44.42
585 Luis Conceição 1.46.30
629 José Martins 1.48.38
640 Joaquim Paulino 1.49.32
696 Constantino Santos 1.53.45
709 Bruno Pinho 1.55.04

Além dos recordes pessoais do Pedro Lino e Zé Alexandre, há a destacar outros dois resultados fantásticos (e recordes pessoais) conseguidos pelo Gil e pelo Tiago – ambos baixaram a 1h30….é pá, ainda em Janeiro em Viana tínhamos feito uma prova excepcional os 3 juntos e agora deixaram-me definitivamente para trás…. grande evolução – MUITOS PARABÉNS!!! Fico contente por isso e ficam tb já a saber, que isto me vai servir de incentivo a tb baixar a 1h30min – quem sabe, não é um belo objectivo para o Porto ou Ovar em Set/Out?? A ver vamos.

Quanto à organização, mais uma vez impecável sem nada a apontar – os “Falta de Ar” conseguem, nos tempos que correm, organizar um evento desta qualidade, a preços de inscrição baixos, com bons prémios monetários para os primeiros, sem esquecer a T-Shirt e uma medalha lindíssima para todos os outros. Bons abastecimentos de água de 5 em 5 kms, e esponjas que tão bem refrescam num dia de calor como foi o caso. O percurso, embora seja de ida e volta, é numa zona muito bonita – como seria de esperar não há público na grande maioria do percurso, mas sinceramente não se sente a falta dele – há muito na natureza para contemplar ao longo do caminho, e os atletas fazem o resto com um convívio constante. Quando é necessário haver público, ele aparece a incentivar, dentro de Cortegaça, na partida e mais importante, na chegada ao longo daquele último km na Avenida principal. Penso ser um bom percurso para quem quer tentar bater um recorde. De referir que concluíram a prova 825 atletas, tendo a prova sido vencida em masculinos pelo José Moreira do Benfica em 1.06.13 e em femininos pela Dulce Félix do Maratona em 1.15.30.

Para o ano, se puder, cá estarei de novo a correr esta Meia!!!

 

E para acabar em beleza, um episódio caricato que não poderia deixar passar em claro. No fim da prova, tínhamos recebido a medalha, ficado um pouco na cavaqueira perto da meta a aguardar a chegada do resto do pessoal do CAL e estava na hora de voltar aos carros….ia eu, o Pedro Lino, o Zé Alexandre e o Badolas (que não correu pq se lembrou de arranjar uma micro-ruptura uns dias antes)…avante….passamos em frente ao pódio e mais à frente vimos uma atleta conhecida, uma da melhores atletas portuguesas da actualidade….ela virou-se para mim e pediu para tirar uma foto comigo................ pronto, não foi bem assim….........nós é que pedimos para tirar uma foto com ela, pedido a que ela acedeu, sempre muito simpática…..um dos nossos (não digo nomes, apenas que fizemos a corrida juntos e ele acabou em 1.40.47) virou-se para a menina e disse ….”Grande Jessica, grande campeã”….ela riu-se, colocou-se no meio da malta para a foto e a sorrir, entre dentes, disse ….”Eu não sou a Jessica, mas tudo bem….” Xiiiiiiiiiiiii :D :D :D….se houvesse um buraco alguém se tinha enfiado nele, não é Pedro Lino (upsss)…….


 

12 comentários:

  1. Depois de fazeres assim uma Meia, não estás cansado e "achas" que estás em boa forma? Eu tenho a certeza! :)

    Um abraço e FORÇA para domingo

    PS - A Jéssica e a Dulce são boas amigas mas... nunca fica bem uma mancada dessas (eh eh)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Essa de confundir as duas foi um riso,é muito mau :D...disse à Dulce que deveria acontecer muitas vezes o que ela confirmou...é que as duas tem estaturas idênticas e com o rabo de cavalo tenho que dizer que são parecidas. Foi muito simpática...ainda fiquei a gostar mais da Jessica...upss, quero dizer Dulce :D
      Abraço e boas corridas

      Excluir
  2. Hehe...dei uma sonora gargalhada com essa confusão entre a Jéssica e a Dulce =)
    Parabéns pela excelente prova e parabéns a todos os atletas do CAL!
    E FORÇA para a Geira Romana! Tu consegues! Vai ser brutal! FORÇA!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado em meu nome e do resto da malta do CAL!!!
      Vou confiante para a Geira, não sei bem o que me espera, mas com algum cuidado ao inicio (dizem que os primeiros 8km são a subir), uns bons e fartos abastecimentos a coisa vai-se fazer. E é como dizes...Vais ser Brutal!!!
      Beijinhos

      Excluir
  3. Deve ser muito recompensador ser a "lebre" de alguém, por isso é que, como disseste, acabas por te sentir tão bem ou melhor do que com um RP próprio!

    Ihih, isso da Dulce teve piada, ao menos ela é uma pessoa com sentido de humor... ;) (E não teve ter sido a primeira vez a acontecer).

    As subidas são treinos de velocidade disfarçados... Imagina o speed com que não vais ficar depois de todas estas aventuras pelos trilhos! ;) Força para a Geira e, sobretudo, diverte-te!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rute. Ser lebre foi primeiro que tudo uma responsabilidade grande (pelo menos eu entendi assim) e talvez pelo dever cumprido e pelo objectivo alcançado tivesse o efeito que teve.
      beijinhos

      Excluir
  4. (Ah, e não sei se aconteceu só comigo, mas não se consegue abrir os vídeos, diz "este vídeo é privado")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha reparado que tinha descarregado os videos no youtube como "privados".....já alterei, pelo que agora já tens acesso.

      Excluir
  5. Já fazes Meias-maratonas com uma perna às costas! Essa é que é a verdade :)
    Acho que o jogo FCP-SLB foi uma injecção de adrenalina para que tudo corresse melhor do que o esperado no dia seguinte... (palavra de outro portista não ferrenho)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis, a distância da Meia Maratona não me mete medo (agora!!!), pois, em média faço isso uma vez por semana. Agora depende do ritmo a que o fazemos. Então és dos meus...ainda bem...eu já fui doente por futebol (aliás joguei 20 anos federado), mas com os anos a coisa foi diminuindo - hoje sou ferrenho (sem ser doente) com tendência a diminuir. Por exemplo - entre ver um jogo do meu Porto na tv e ir dar uma corridinha escolho a segunda opção.
      Abraço

      Excluir
  6. Estás em muito boa forma!!!
    Fizeste uma boa prova e ajudaste os amigos. Espetacular.
    Também costumo confundir as duas Campeãs. Mas foi uma barracada :)
    Uma grande Geira Romana.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Vitor. Barraca das grandes :D
    Abraço

    ResponderExcluir